Quero ser modelo! Por onde começar?

“Quero ser modelo!” — essa frase deve ser uma das mais ditas por milhares de adolescentes mundo afora. O glamour, os holofotes e a beleza da indústria da moda são alguns dos fatores que atraem tanta gente para essa profissão, que também pode ser competitiva, árdua, tensa e decepcionante para quem não está preparado.

Ingressar no mundo fashion exige mais do que um rostinho bonito e dedicação. A carreira depende de um grande sistema operacional que define não só as tendências, mas também corpos, rostos e biotipos ideais para exibi-las.

Anime-se: nada é impossível para quem realmente deseja ter sucesso profissional. Se ser modelo é o seu sonho, descubra agora dicas imprescindíveis para dar os primeiros passos em direção ao que você tanto deseja.

Conte com seus pais

Não tem nada mais importante do que o apoio da sua família! No caso de quem quer ser modelo, esse suporte deve ser irrestrito, já que muitas vezes os aspirantes ao mundo fashion começam bem cedo. O ideal é que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. Não duvide: a opinião e a presença de seus pais são extremamente importantes para você seguir bem na carreira.

Conheça a profissão

O interesse em moda não é fator suficiente para tornar alguém um bom modelo. Conheça a fundo o mercado: estude, pesquise e aprenda o máximo que conseguir. Livros, blogs, sites, revistas conceituadas do ramo, programas de televisão especializados — tudo isso é fonte inesgotável de informações.

Preocupe-se com sua aparência

Essa é uma carreira voltada para a beleza, portanto tente manter pele, cabelos e dentes sempre bem cuidados. Adote rotinas saudáveis, como lavar o rosto duas vezes ao dia, remover a maquiagem antes de dormir, usar produtos de beleza adequados para seu tipo de pele e cabelos e fazer visitas periódicas ao dentista. Além disso, conheça bem suas medidas (altura, peso, tamanho de roupas e sapatos, quadril, cintura e busto) e seus atributos (cor de pele, olhos e cabelos).

Cuide de sua alimentação

Apesar de a carreira ser ligada, na maior parte das vezes, à magreza, isso não quer dizer que você deva deixar a saúde de lado. Por isso, tenha bons hábitos alimentares, conheça seu metabolismo e procure a ajuda de um nutricionista para manter seu corpo dentro dos padrões desejáveis, mas com qualidade de vida. E siga as regrinhas básicas de sempre: alimente-se bem e regularmente, beba muita água, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool.

Evite cair em ciladas

Há muito oportunista por aí tentando dar golpes em quem está começando a carreira. Se for abordado na rua por um suposto caça-talentos, ouça o que ele tem a dizer, pegue seu contato e pesquise se é um profissional confiável e reconhecido na área. Ao procurar uma agência, busque referências — trabalhos realizados, clientes conhecidos, outros modelos que prestaram serviços.

Procure uma agência para abrir portas

Conheça o trabalho das agências e busque oportunidades junto às que são muito conhecidas no mercado da moda. Uma boa agência não apenas abre portas para trabalhos relevantes, como ajuda você a produzir um portfólio atual. Além disso, ela pode orientar quanto às habilidades que devem ser trabalhadas, quais tipos de jobs se encaixam no seu perfil, entre outras coisas.

​Aprenda a ouvir “não”

Receber respostas negativas faz parte do caminho que você decidiu trilhar. Muitas vezes, o seu perfil não vai atender à demanda de uma agência ou de um cliente. Não deixe que isso afete sua confiança. Em vez de desanimar, redefina suas metas e batalhe em causa própria.

Tenha profissionalismo

Muitos modelos são taxados de arrogantes, intratáveis e mal-educados. Não permita que essas características sejam aplicadas a você. Trate todos de forma respeitosa e cordial, cumpra rigorosamente os horários e mantenha seu material e agenda de trabalho organizados. Uma boa reputação também ajuda a abrir portas.

Entenda as diferenças entre modelo de passarela e fotográfico

É importante lembrar que existem algumas diferenças entre as carreiras de modelo de passarela e fotográfico. Para quem deseja trabalhar nas passarelas, é preciso ter em mente que o mercado é bem exigente em relação às medidas corporais.

Além de ser necessário ter certa altura (a partir de 1,72 m para mulheres e 1,83 m para homens), alguns requisitos quanto a medidas de cintura, busto e quadril, além da própria questão do peso são exigidos.

Já para quem tem interesse na carreira de modelo fotográfico, as exigências são diferentes: não há a mesma cobrança com relação à peso altura e outras medidas, mas sim quanto à fotogenia. Em outras palavras, o modelo deve ter uma boa imagem pessoal nas fotos, além de ter uma excelente expressão facial.

Saiba a importância de ser fotogênico

A pessoa fotogênica é aquela que produz uma ótima imagem ao ser fotografada. Isso é essencial para a carreira de modelo, afinal de contas, a sua imagem será associada às marcas ou empresas que você está representando.

O profissional também deve ter um certo talento para interpretar diferentes “personagens” durante a sessão de fotos, visto que os ensaios podem ocorrer nos mais diversos contextos. Assim sendo, o modelo precisa ter certa facilidade de adaptação para agir de acordo com o proposto pelo fotógrafo, fazendo um trabalho próximo ao de um ator ou de uma atriz.

Mantenha o visual conforme o material fotográfico

Ao apresentar o material fotográfico para uma agência a fim de participar de uma seleção, é importante manter o mesmo visual. Afinal, já pensou você mostrar uma foto com os cabelos longos e louros, ser selecionada e aparecer com um cabelo curto e preto? Com certeza isso será motivo de insatisfação do cliente e há grande possibilidade de você perder o trabalho.

Comunique-se bem

Para ter uma carreira de sucesso, é importante que você saiba se apresentar para agências e clientes, sabendo como conversar e ter um comportamento adequado nessas situações. Seja discreto, porém simpático e comunicativo.

Caso tenha dificuldades com isso, não hesite em buscar maneiras de desenvolver sua comunicação. Dependendo do caso, fazer um curso de teatro ou procurar um fonoaudiólogo pode ajudar na solução do problema.

Desenvolva a empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Essa característica é importante não apenas para entender o que o cliente espera do seu trabalho, como também para lidar com os demais profissionais no seu dia a dia, tais como fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, entre outros.

Tenha contatos profissionais

Não dependa apenas da agência. Busque conhecer pessoas ligadas à sua profissão e ao mundo da moda como um todo, ampliando os seus contatos e aumentando as possibilidades de ter uma carreira brilhante.

Ao conseguir novos contatos profissionais, mais pessoas conhecem o seu trabalho e podem indicá-lo para outros clientes. Para isso, é importante frequentar eventos de moda, conversar com as pessoas com quem você trabalha no dia a dia, fazer amizades com outras modelos e interagir por meio de suas redes sociais.

Preparado para que a frase “quero ser modelo” deixe de ser apenas um sonho distante? Continue acompanhando o blog, e siga nossos perfis nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Clique nos ícones para Compartilhar

Quer realizar uma avaliação gratuita com minha equipe?

Cadastre-se para receber o formulário de contato.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

16 Comentários

  1. Meu sonho e ser modelo eu me esforço muito pra chegar lá

    1. Que legal Yasmim! Fico muito feliz em ouvir isso! Continue se esforçando, acredite na sua capacidade, e poderá alcançar seus objetivos. Conte comigo e com a minha equipe para o que precisar! Um grande abraço, Dilson Stein.

  2. Tenho um sonho de ser modelo , todo mundo antes de me conhecer me fala que achava que eu era modelo , eu sei fazer pose pra fotos , sempre ensaio no espelho, tô aprendendo a me vestir como uma modelo , tipo , todo mundo sabe que uma jaqueta de couro escura é uma peça chave pra montar um look , mas infelizmente não tenho condições o suficiente e tenho 1,57 de altura , você acha que eu posso ser uma modelo algum dia ?

    1. Olá Kethlen! Excelente pergunta! Tudo vai depender da sua dedicação e das necessidades do mercado, mas eu diria que sim, você pode ser modelo se este é o seu sonho. Se existe um sonho, você pode realizar. Você comentou que sabe fazer pose para fotos, e ensaia em frente ao espelho. Perfeito! Isso mostra sua dedicação, o que é extremamente importante para esta carreira. Já conheçe nossos cursos? Eles podem te ajudar a desenvolver habilidades e agregar conhecimentos necessários para esta carreira. Converse com seus pais, mostre que é isto que você quer para sua vida, e corra atrás do seu sonho. Se você pode sonhar, pode realizar! Um abraço, Dilson Stein.

  3. Eu tenho muita muita vontade de ser modelo. As pessoas até perguntam se eu sou modelo nas ruas, mas eu nunca consegui investir, geralmente as agências cobram uma taxa para iniciar no mundo da moda, o que é super compreensível e justo, mas geralmente eu não consigo investir na carreira por questões financeiras, inclusive já passei em uma seletiva da Dilson Stein, mas não consegui seguir por questões financeiras mesmo. Meus pais me apoiam muito nisso, mas também não conseguem me ajudar financeiramente, então eu fico nesse impasse torturante hahaha

    1. Olá Klarck, tudo bem? Se já te enxergam como modelo, e já passou em uma seletiva nossa, é porque certamente você tem potencial para o mercado! No entanto, a carreira de modelo exige aperfeiçoamento, estudo, dedicação, e na maioria das vezes estas coisas demandam um investimento financeiro. Minha dica neste caso específico é: continue lendo o conteúdo do blog. Postamos muita coisa para ajudar quem quer iniciar a carreira, e apesar de serem dicas básicas, não tem custo algum! Com o tempo, procure um emprego ou uma forma de fazer algum serviço extra, aumente a sua renda e invista no seu sonho! Não desista, você certamente tem muito potencial e pode ter uma carreira de muito sucesso se se dedicar! Conte comigo! Um abraço, Dilson Stein.

  4. Olá! Eu sempre tive um sonho de ser modelo, a maioria das pessoas que me olham dizem que eu sirvo pra isso. Por isso eu quero ir atrás desse sonho e realizá-lo! Tenho 1,70 de altura e eu amo tirar fotos, amo fotografar, editar, amo moda e maquiagem principalmente. Eu sempre acompanho modelos e me inspiro nelas. Ando treinando muito na frente do espelho e faço de tudo pra eu conseguir alcançar meu objetivo.

    1. Olá Ana! Você está no caminho certo! O gosto pela fotografia, pela moda, maquiagem, e principalmente o seu treino em frente ao espelho te levarão longe! (é sério, treinar em frente ao espelho vai te fazer evolouir muito!) Estás fazendo muito bem! Sua altura é muito adequada para ser modelo, e dependendo da sua idade, pode ter muitas chances de se tornar uma modelo fashion no futuro. Não desista do seu sonho, ok! Conte comigo e com a minha equipe!

  5. Olá tudo bem? Eu sou Nicoly prazer, bom eu quero muito ser modelo um dia, tenho um primo que vc o mesmo pediu pra minha prima Danila entrar em contato com vc. Também queria saber se tenho também alguma chance de ser modelo com sua agencia pq gosto mto de vc e da sua equipe.

    1. Olá Nicoly, tudo bem? Neste caso, sujiro que envie suas fotos para que minha equipe me encaminhe e possa avaliar você. Acesse https://www.dilsonstein.com.br/envie-fotos , e preencha as informações! Aguardo seu contato! Um abraço, Dilson Stein.

  6. Sempre que chego nos lugares as pessoas me perguntam se eu sou modelo,tenho olhos verdes,cabelos castanhos cacheados,me disseram para me inscrever em alguma agência,eu amo tirar foto tenho muita facilidade em fazer poses
    Apesar de ter apenas 1,59 de altura com 16 anos e pesar 35kilos eu queria muito fazer minha inscrição em uma agência obs:(sou de Brasília)

    1. Olá Kívia! Envie suas fotos para que posssamos analisar. https://www.dilsonstein.com.br/envie-fotos

  7. Olá!
    Meu sonho é ser uma modelo😍,desde pequena que me falam que eu tenho jeito para ser uma modelo.E sempre me perguntaram se eu realmente teria k sonho de ser uma modelo mesmo? E sempre falei “tenho e um dia chego lá🙏
    E até hoje eu me esforço muito para ser uma e vou continuar torcendo e lutando pelos meus objetivos,que um dia eu sei que esse sonho vai se realizar.E vou ser uma modelo😍

    1. Olá Ana! Se você tem um sonho, vale a pena realizá-lo! Foco no seu objetivo, e você consegue! Conte comigo e com a minha equipe. Um abraço, Dilson Stein.

  8. Olá, bom dia. Como faz para vcs avaliarem se uma criança tem futuro na profissão? Ela é linda e muito expressiva.

    1. Olá Tânia! Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma avaliação gratuita. https://www.dilsonstein.com.br/envie-fotos

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.