fbpx

O que fazer para saber se uma agência de modelos é confiável ou não?

Imagine a seguinte cena: você ouve todos os dias que tem um filho lindo e carismático. Após algum tempo, um olheiro se aproxima e diz que gostaria de fazer testes com ele em uma agência de modelos desconhecida e, possivelmente, representá-lo dali em diante. Você sabe o que fazer para saber se essa empresa é confiável ou não?

Se você já passou por isso ou quer saber como evitar maus negócios com uma agência de modelos, este post é para você.

Conheça nossas dicas e saiba avaliar e identificar de vez se o seu filho está nas mãos de bons profissionais, que vão guiá-lo pelo melhor caminho na formação de uma carreira de sucesso. Acompanhe!

Pesquise antes de formalizar qualquer negócio

A agência de modelos geralmente é a melhor porta de entrada para uma carreira de sucesso. Ela encontra as melhores oportunidades para o perfil do seu representado e indica qual postura deve ser tomada diante de cada adversidade. Assim, uma escolha errada pode custar o fim precoce de um futuro promissor.

Por isso, é importante ter cautela no momento de escolher uma agência, especialmente quando seu filho ainda é menor de idade. Recebeu uma proposta de um olheiro, conversou com a criança e está disposto a aceitá-la? Não faça nada sem uma extensa pesquisa sobre a empresa que deseja representar o seu pequeno.

Vale buscar referências com antigos funcionários e clientes, fazer pesquisas online e conhecer as instalações físicas antes de formalizar qualquer negócio. Tudo isso fará com que você conheça os profissionais que lá trabalham e possa descobrir quaisquer incoerências ou desvios que não deveriam existir.

Analise comportamentos e exigências da própria agência

Chegou à empresa e encontrou o profissional que pode ficar responsável pelo seu filho? Comece a perguntar, sem medo! Entenda como funcionam os procedimentos internos e se há taxas a pagar. Desconfie de pessoas que pareçam muito ansiosas para receber valores e que se neguem a responder propostas irreais.

O ideal é analisar comportamentos e exigências da própria agência e compará-las aos padrões do mercado. Se estiver em dúvida, aposte nas empresas que não fazem propagandas agressivas em jornais, revistas e redes sociais, e nas que já estão consolidadas.

Também é importante atentar-se a alguns hábitos da agência, como horário de funcionamento, localização e organização do ambiente.

Não são raros os casos de agências fraudulentas, que nem mesmo são devidamente registradas. Sendo assim, manter a atenção nesses pontos é uma boa forma de identificar possíveis golpes.

Mantenha a atenção em propostas fora da realidade

Uma agência de modelos séria sempre vai manter os pés dos seus clientes no chão, explicando a realidade da profissão, os desafios e o tempo que se leva para atingir determinados objetivos.

Existem modelos que foram fenômenos, mas nem mesmo eles deixaram de enfrentar desafios e muitos “nãos” antes de atingir o estrelato. Ter uma carreira meteórica é um acontecimento raro e não se aplica à maioria das pessoas.

Portanto, desconfie de agências que prometem sucesso imediato, muitos ganhos financeiros, fama ou uma carreira internacional. Não é impossível atingir tudo isso, mas como em qualquer profissão, as coisas levam tempo para acontecer e tudo depende do aprimoramento do profissional.

Também é importante levar em consideração o perfil do modelo e fazer um comparativo com o que a agência está prometendo. A realidade é que existem exigências físicas para seguir determinados caminhos dentro da moda, por isso, analise com bom senso onde o seu filho se encaixa.

Converse com os modelos agenciados pela empresa

Não existe ninguém melhor que os próprios agenciados para dar uma visão sobre o verdadeiro trabalho da empresa. Sempre que possível, converse com os profissionais da agência e analise a opinião de cada um.

Se seu filho for pequeno, converse também com as mães das outras crianças. Procure saber se a agência se preocupa com o bem-estar das pessoas, se dão feedbacks e se mantém os pais informados sobre o processo de evolução do profissional.

Também é importante levar em consideração que alguns pais podem estar insatisfeitos por nutrirem expectativas erradas, por isso, essa análise deve ser feita juntamente a outros pontos.

Visite outras agências de modelos e compare

Não é porque você teve contato com uma agência específica que você precisa se prender a ela. É muito importante que você visite outras empresas e converse sobre a carreira do seu filho, analise as possibilidades e entenda quais são suas verdadeiras oportunidades.

Visitar outras agências — principalmente as mais experientes no mercado — vai ampliar sua visão sobre como um atendimento deve ser e ajudar você a identificar possíveis fraudes na agência em que você pretende colocar seu filho.

Organize-se! Visite as empresas, faça anotações sobre valores, prazos, propostas e possibilidades. Assim fica muito mais fácil analisar o custo-benefício de cada uma delas e não se deixar levar pela primeira proposta que você receber.

Analise o site e as redes sociais da agência

Hoje é muito comum que as agências façam propaganda e procurem profissionais por meio da internet, e essa é uma fonte de informações valiosa para você fazer suas análises.

Pelo site da agência, por exemplo, é possível observar se a empresa divulga o nome dos agenciados e de parceiros. Quando isso não acontece, existe uma boa chance das fotos serem usadas de forma indevida e das pessoas nem mesmo serem agenciadas por essa empresa.

Visite as redes sociais das agências, leia os comentários feitos pelos seguidores e analise se lá também não existe algum tipo de propaganda enganosa ou fora da realidade.

Avalie os cuidados da agência com seus representados

Empresas que hesitam em fornecer referências e não dão ao responsável tempo para pensar e analisar propostas não têm o melhor interesse de seus clientes em mente. Avalie como os funcionários tratam os modelos já contratados para ter uma boa ideia de como o relacionamento com a agência pode se desenvolver.

Por fim, atente-se aos cuidados prestados aos modelos e às intenções que os agentes têm ao fazer contatos. Lembre-se que uma agência de modelos legítima geralmente indica os melhores cursos, aulas, workshops e sessões fotográficas para que o modelo possa aprimorar seus talentos, mas você deve checar o trabalho dos profissionais indicados para garantir que o aprimoramento do talento preexistente ocorrerá.

E então, entendeu como avaliar se uma agência de modelos é confiável ou não? Siga a gente nas redes sociais e descubra mais sobre o mundo da moda! Estamos no FacebookInstagramTwitter Youtube.

Clique nos ícones para Compartilhar

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.