fbpx

Quero ser modelo fotográfico

Trilhar uma carreira que alie fama, reconhecimento e retorno financeiro é um dos maiores desejos de quem aspira a ser modelo. Contudo, é comum surgirem dúvidas quanto ao universo da moda e as diversas possibilidades de atuação dentro dele, em especial a do modelo fotográfico.

As diferenças e vantagens dessa vertente em relação à fashion, por onde começar a carreira e quais dicas seguir para crescer na profissão são alguns exemplos. Por esse motivo, reunimos elas neste post para sanar seus questionamentos e lhe deixar por dentro do assunto. Acompanhe!

Quais as vantagens e diferenças de ser modelo fotográfico?

Ser modelo fotográfico é uma opção dentro da moda que oferece uma série de vantagens e possibilidades para você explorar. A começar pela oportunidade de atuar não apenas em um segmento, mas sim em vários.

Afinal, quem segue essa carreira pode participar de projetos e conseguir trabalhos publicitários em diferentes meios, como a mídia impressa (revistas e catálogos), a online (sites de marcas e anúncios em redes sociais) e a audiovisual (campanhas e VTs). Por conta dessa versatilidade, o mercado se torna a cada dia mais crescente e com ótima rentabilidade no Brasil.

Além disso, quem segue essa área não precisa lidar com os mesmos padrões recomendados internacionalmente para quem é ou deseja ser modelo fashion. Um exemplo são os requisitos quanto à altura, ao peso e às medidas do quadril — o que permite com que haja uma maior variedade de perfis de modelos.

Como começar a carreira?

Há pouco você leu sobre algumas vantagens que a profissão de modelo fotográfico lhe proporciona. Agora, deve estar a se perguntar como começar a sua própria carreira, não é mesmo? O primeiro (e mais importante) passo que você deve seguir é buscar uma agência de modelos.

Isso porque ela vai ser essencial, por exemplo, para você produzir seu book fotográfico e receber os treinamentos e orientações necessários para participar de castings e demais seleções dos clientes —  sejam eles empresas, produtoras etc.

Porém, fique atento: não se trata de escolher qualquer empresa do segmento. Ao contrário, é pesquisar pela melhor. Isto é, a que é reconhecida pelo seu trabalho, tem ótima reputação e referências, além, é claro, de um longo histórico no mercado.

Fora isso, lembre-se que sempre é necessário investir na sua capacitação profissional. Para tanto, participar de oficinas, cursos e workshops voltados para a área de atuação fotográfica será uma atividade indispensável no seu dia a dia.

Outra dica que pode ser bastante útil para a sua carreira é juntar arquivos de imagens, vídeos e afins para apresentar no momento em que estiver na agência. Embora não seja um material profissional como é um book, ele vai servir para indicar seu potencial e realçar as habilidades que você já apresenta.

Quais as dicas essenciais para conseguir trabalhos e projetos?

Por fim, não podíamos deixar de trazer duas dicas indispensáveis para quem deseja construir uma carreira sólida e conseguir excelentes trabalhos e projetos que lhe tragam reconhecimento pelo seu comprometimento e atuação no mercado:

Cuide da sua aparência

Embora não haja um perfil delimitado para quem quer ser modelo fotográfico, é de suma importância que você redobre os cuidados com a sua aparência. O motivo disso é que você vai trabalhar, independente do projeto, com a sua imagem. Logo, descuidar-se dela é um erro que você não pode cometer.

Por esse motivo, alimente-se bem, pratique exercícios físicos, tenha uma boa rotina de sono e redobre a atenção com o visual para que seus looks realcem seu físico e destaquem a sua silhueta adequadamente.

Desenvolva suas habilidades

Nunca deixe de desenvolver constantemente suas habilidades. Afinal, como já citamos, o mercado para o modelo fotográfico é bastante versátil e você precisa adotar (e exercer diariamente) essa característica se quiser conseguir trabalhos e se destacar na área.

Portanto, não se atenha apenas em aprimorar sua desenvoltura em frente às câmeras. Vá além e busque melhorar sua dicção, maximizar sua expressividade corporal, aprender a interpretar etc.

Gostou de saber mais sobre a profissão de modelo fotográfico? Então, siga nossas publicações e investa na sua carreira! Aproveite também e compartilhe este post nas redes sociais com os seus amigos que também querem ser modelos!

Clique nos ícones para Compartilhar