fbpx

Carreira de modelo: 4 coisas que você precisa para ter sucesso

Quando se fala na carreira de modelo, é comum logo pensarmos na projeção artística que a profissão pode dar, nos trabalhos com grandes grifes e na possibilidade de ter uma trajetória nacional e, até mesmo, internacional. Porém, para quem ainda está começando, a grande questão que fica é: quais são os fatores importantes para alcançar o sucesso e, consequentemente, conquistar tudo isso?

Para responder a essa questão, reunimos 4 coisas que você precisa saber para ganhar o seu espaço no meio — tornando o seu nome conhecido e, principalmente, requerido pelos contratantes! Confira!

1. Cuidar sempre da sua aparência

A primeira delas é que cuidar da aparência é fundamental. Afinal de contas, você vai trabalhar com a sua imagem e será justamente ela o primeiro aspecto a ser avaliado pelos clientes. Porém, não se engane: não se trata apenas de ter uma rotina de beleza para a pele e os cabelos, por exemplo, ou manter fielmente as mesmas medidas (cintura, quadril, peito etc.).

Ao contrário, é entender que se exercitar, se alimentar de forma saudável e até mesmo saber se vestir de acordo com cada situação são detalhes que devem se tornar hábitos no seu dia a dia para que você possa chamar a atenção e se destacar nas seleções para novos projetos.

2. Ser responsável ao assumir compromissos

Ser modelo profissional requer não só comprometimento com o trabalho, mas, principalmente, entender que você tem responsabilidades e precisa cumprir com elas. Portanto:

  • respeite os horários e prazos;
  • não falte em reuniões e gravações;
  • siga as especificações dos contratos assinados;
  • finalize os cursos e treinamentos que começou etc.

Lembre-se de que os contratantes estão constantemente avaliando e dando preferência aos modelos que têm um perfil sério, maduro e responsável para serem o rosto das marcas.

3. Dedicar-se ao marketing pessoal

Fora uma postura responsável e consciente quanto aos compromissos e obrigações, um modelo deve investir (e muito) no marketing pessoal, tanto com colegas de profissão quanto com clientes. Saber se promover é um passo importante para criar uma imagem positiva de si e, com isso, abrir portas que vão impulsionar a sua carreira de modelo. Para tanto, é necessário:

  • ser educado e respeitoso com todos no trabalho, independentemente da função de cada pessoa;
  • mostrar-se disposto a receber e principalmente assimilar críticas construtivas;
  • aprender a lidar com os “nãos” e a exercitar a paciência;
  • conseguir trabalhar em equipe, evitando conflitos e lidando com diferentes personalidades.

4. Saber gerir a carreira

Por fim, é preciso saber administrar a própria carreira. No entanto, não pense que isso significar fazer tudo por conta própria, desde o book até a procura por contatos que possam oferecer oportunidades de trabalho. Trata-se exatamente do oposto: é contar com o suporte de uma agência de modelos.

Dessa forma, você vai poder se aperfeiçoar, aprender técnicas importantes para desfilar ou atuar em frente às câmeras, participar de castings para empresas de diferentes portes, ter a orientação necessária sobre contratações e outras questões do mercado da moda.

Colocando em prática cada um dos fatores que reunimos neste post, será muito mais fácil alcançar não só o retorno financeiro desejado, mas, acima de tudo, o respeito, a admiração e o sucesso na carreira de modelo!

Se você ainda não tem uma agência para acompanhá-lo nessa trajetória, aproveite e entre em contato agora mesmo com a gente!

Clique nos ícones para Compartilhar