fbpx

6 dicas para uma modelo em ascensão ser famosa

Um dos principais pensamentos das garotas que começam a modelar é, sem dúvida: “quero ser famosa” — e, quem sabe, até alcançar o status da über model Gisele Bündchen. Afinal, quem não deseja em ser sinônimo de beleza, sofisticação e sucesso profissional, não é verdade? E quanto mais tais meninas ganham notoriedade no mundo da moda, maior fica essa vontade.

Mas, afinal, como acelerar esse processo e tornar o tão sonhado reconhecimento uma realidade? Nesse caso, já adiantamos: você precisará seguir algumas dicas importantes, como investir na imagem, participar de eventos e conhecer os trabalhos mais indicados para esse tipo de profissional.

Pensando nisso, e para ajudá-la nessa missão, reunimos aqui algumas dicas indispensáveis sobre o assunto. Acompanhe a leitura, anote as dicas e brilhe muito!

1. Aprenda sobre o universo da moda

A primeira dica se trata de aprender sobre o universo da moda. Isso porque existem muitas garotas que estão com a carreira em ascensão, mas ainda desconhecem como funciona uma série de aspectos do mercado, como:

  • os tipos de contratações de acordo com os projetos do cliente;
  • os formatos de castings dos quais ainda não participou;
  • a diversidade de segmentos em que pode atuar, entre outros.

Portanto, para não fazer feio, busque se informar e aumentar o seu conhecimento. Essa pesquisa pode ser feita na própria internet, em sites especializados no assunto, como também conversando com profissionais experientes na área. Assim, você vai amadurecer profissionalmente e evitar desapontamentos, caso as coisas não ocorram exatamente do jeito que deseja, nem no tempo que espera.

2. Conte com uma agência de modelos

Não tem jeito: se você, em algum momento, já pensou “quero ser famosa”, tenha em mente que precisará ser agenciada por uma boa empresa. Isso mesmo! Ao contratar uma agência de modelos, você terá todo o apoio e orientação de uma equipe de profissionais. Esse cuidado é indispensável para a sua preparação ao longo dos trabalhos que vão surgir.

Além disso, esse tipo de empresa pode auxiliá-la na intermediação com os contratantes e, principalmente, a esclarecer quaisquer dúvidas que tanto você quanto a sua família tiver.

3. Invista na sua imagem on-line

Você é do tipo que não perde a oportunidade de atualizar a conta do Instagram e demais redes sociais? Se a resposta foi “sim” saiba, desde já, que à medida que a sua visibilidade for aumentando, será de extrema importância não descuidar da sua imagem on-line. Esse processo pode ser realizado de uma maneira muito simples. Olha só:

  • crie conteúdos originais e relevantes sobre o seu trabalho como modelo;
  • seja simpática com os seus seguidores;
  • não discuta ou cause desentendimentos;
  • pense — muito bem — antes de publicar qualquer conteúdo.

Dica de ouro: se envolver em polêmicas e postar materiais capazes de causar má repercussão é uma atitude que afetará não somente a si, como também as marcas que são representadas por você. Logo, isso pode gerar uma série de problemas, em especial, o seu afastamento temporário ou definitivo do projeto que participava. Por isso, toda atenção é pouca!

4. Participe de anúncios e editoriais

Outra dica útil para quem deseja ser famosa é apostar no segmento comercial e participar de diferentes editoriais e anúncios publicitários — em especial, aqueles desenvolvidos para as revistas com tiragem nacional.

Como você já deve imaginar, essa é uma maneira bem eficiente de expor o seu trabalho e o seu talento para o mercado. E tem mais: ao entrar nesses projetos, será possível tornar a sua rede de contatos muito mais rica, já que você conhecerá diversos fotógrafos, maquiadores, figurinistas, estilistas, produtores e por aí vai.

5. Aperfeiçoe-se para aumentar as chances na área comercial

Por último, nunca pare de se aperfeiçoar por meio de cursos, oficinas e treinamentos capazes de desenvolver outras habilidades. É possível, por exemplo, investir em aulas exclusivas de expressividade corporal, desenvoltura em frente às câmeras, atuação e dicção. As possibilidades são inúmeras!

Assim como acontece em qualquer segmento, a carreira de modelo exige que os profissionais tenham uma boa base de conhecimento para conquistarem novos trabalhos no ramo comercial, como campanhas em vídeo para TV, cinema e internet.

Esse pode ser o “pontapé” que estava faltando para que você fique conhecida pelo grande público e, finalmente, conquiste ainda mais espaço na mídia.

6. Conheça os trabalhos comuns de uma modelo profissional

Engana-se quem imagina que uma modelo profissional trabalha apenas desfilando nas passarelas. Nada disso! Essa profissão é bem variada e, por isso, é importante que você conheça a fundo todas as possibilidades para, então, escolher a sua preferida. Veja!

Modelo fashion

A modelo fashion é o tipo mais comum de modelo. São meninas que desfilam nas passarelas para marcas renomadas de alta-costura. Para se tornar uma, você precisará ter, no mínimo, 1,75 de altura e, aproximadamente, 89 cm de quadril.

Modelo comercial

Diferente do primeiro exemplo, as modelos comerciais, também conhecidas como “fotográficas”, não precisam apresentar um padrão de medidas.

Em contrapartida, a exigência é que elas tenham uma pele muito bem cuidada, boa simetria, cabelos hidratados e com aspecto saudável, além de uma beleza marcante. Normalmente, essas meninas atuam em editoriais e campanhas publicitárias — seja para revistas, seja para anúncios de TV.

Modelo de catálogo

Até hoje, boa parte das marcas ainda divulgam as suas coleções por meio do bom e velho catálogo. Nesses materiais, o consumidor tem a oportunidade de conferir diferentes modelos vestindo as roupas que acabaram de chegar nas lojas e estão disponíveis para a compra.

E claro, essa é mais uma excelente alternativa para atuar na área de modelo — principalmente, se você não deseja focar apenas nas passarelas. A vantagem é que os catálogos são bem variados. Ou seja, há oportunidades para modelos infantis, adolescentes, plus size e muitos outros perfis.

Manequim de prova

A manequim de prova, é uma modelo contratada especialmente para apresentar uma nova coleção aos compradores e representantes de revistas renomadas no setor. Esse é um campo de atuação que costuma apresentar muitas vagas, já que essas apresentações acontecem com uma certa frequência.

Aqui, o pré-requisito é saber se portar com naturalidade, ter muita simpatia e conseguir valorizar o que há de mais importante em cada roupa que está sendo apresentada. Bem legal!

Viu só? Agora, sempre que você pensar “quero ser famosa”, faça o seguinte: acesse novamente este artigo e siga as nossas dicas exclusivas. Quando adotadas desde o início da carreira, essas medidas farão com que você alcance o sucesso com mais facilidade. Vale a pena!

E já que falamos sobre a importância de estudar sobre o universo da moda, aproveite para conhecer nosso Curso de Modelo!

Clique nos ícones para Compartilhar