fbpx

Conheça 6 cuidados e dicas para usar redes sociais

É cada vez mais comum encontrar notícias e histórias sobre pessoas que foram enganadas e atacadas ao usar redes sociais ingenuamente. Falsas promessas de trabalho, preconceitos e fakenews parecem tomar conta da conhecida timeline, onde as novidades mais recentes são mostradas.

Mas sabemos também que as redes sociais são ótimas ferramentas para fortalecer amizades, aprender coisas e buscar inspiração. Por lá, podemos, ainda, com muita sabedoria, construir uma imagem profissional que abrirá portas e oportunidades.

E aí algumas dúvidas aparecem: existem regras de etiqueta para as redes sociais? É possível se proteger contra pessoas mal-intencionadas e saber distinguir informações falsas daquelas que realmente são notícias verdadeiras?

Neste post, trazemos algumas dicas e cuidados. Acompanhe!

1. Não se exponha demais ao usar as redes sociais

O que é publicado na internet pode ecoar mundialmente em poucos instantes para vários servidores, e, ainda que um perfil seja deletado, é quase impossível que seus registros sejam integralmente apagados.

Esse funcionamento das redes sociais pode parecer técnico demais, então, basta lembrar de situações práticas, como a da Carolina Dieckmann, que mesmo depois de ganhar na justiça que suas imagens fossem retiradas do ar, ainda deparava com muitas delas sendo compartilhadas.

Esse cuidado também diz respeito à segurança pessoal. Postar fotos com uniforme escolar, que sugerem ostentação e os locais que costuma frequentar pode ser um grande atrativo para ações criminosas.

2. Construa uma boa imagem profissional

Além do cuidado com a segurança pessoal, escolher o que vai publicar também ajuda na construção da sua imagem profissional, e aqui vale uma explicação importante.

Todo mundo tem seu posicionamento político, religião, time de futebol etc. Fazem parte do que a pessoa é intimamente, mas, nas redes sociais, podem gerar conflitos e debates desnecessários, afinal de contas, ninguém mudará de opinião por discussões virtuais.

A imagem profissional não é composta por esses elementos íntimos, mas por posicionamentos que demonstram comprometimento, busca por novos conhecimentos, entendimento sobre o mercado que quer atuar.

Assim, se alguém deseja construir uma carreira como modelo, compartilhar conteúdos de empresas e profissionais da área, concluir um curso de poses e de assuntos relacionados ao universo da moda são ótimas opções.

3. Tenha uma rede de contatos de qualidade

Outra dica importante é construir uma rede de contatos de qualidade (e não quantidade). O número de seguidores não é um fator de reconhecimento: existem vários mecanismos pagos que permitem crescer esse número, sem, porém, trazer bons contatos.

Além disso, convidar e aceitar vários usuários sem saber exatamente a procedência põe em risco a sua segurança.

O ideal é buscar contatos de qualidade, que atuem na área, que possam trazer conhecimento e oportunidades.

4. Não acredite em tudo que lê

Existem muitos convites para seleção de modelos que escondem as más intenções de quem promove.

Promessas que envolvem pagamento de taxas embutidas, realização de book com preços bem além do mercado para garantir trabalhos e garantias absolutas de contratos são algumas das ações maliciosas mais comuns.

Nesse mercado, o ideal é confiar em empresas e agências sólidas, renomadas.

5. Certifique a validade da informação antes de compartilhar

Aqui entram as fakenews, que nada mais são do que notícias falsas criadas para “viralizar” na internet. Dietas milagrosas, reportagens difamando a imagem de algum profissional ou empresa e assuntos polêmicos são alguns dos temas mais comuns nelas.

Geralmente, apresentam títulos chamativos, como soluções milagrosas ou que chocam o leitor. Por isso, certifique se a informação é válida antes de ler e compartilhar.

6. Use as políticas de privacidade no seu perfil social

Por fim, mas tão importante quanto todas as demais: use as políticas de privacidade de seu perfil social. Além da segurança da senha e manter um bom antivírus no computador, determine as permissões para visualização do que é compartilhado.

O ideal é limitar suas informações apenas às pessoas próximas. No Facebook, por exemplo, é possível determinar que as fotos somente serão vistas por amigos. Mas, se caso deseje ampliar a divulgação de uma postagem específica, basta personalizar a permissão somente para ela.

Evite, ainda, a utilização do recurso de geolocalização nas fotos, pois ele também pode divulgar informações da rotina pessoal.

Com esses cuidados, usar redes sociais para se relacionar com amigos e profissionais pode ser muito mais proveitoso! Além de manter a segurança, auxilia no networking da moda e na construção de uma boa imagem profissional.

Se seu objetivo é trilhar uma carreira de modelo, ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado da moda é fundamental. Quer uma ajuda com isso?

Clique nos ícones para Compartilhar