fbpx

Você sabe o que é um modelo de prova? Conheça tudo sobre essa carreira!

Quem pensa que o mundo da moda se resume a desfiles em passarelas e posar para lentes de câmeras em fotografias comerciais está muito enganado. O universo fashion abrange uma grande possibilidade de trabalhos.

Se você busca seguir uma carreira no ramo da moda, saiba que ser modelo de prova também é um ótimo exemplo de trabalho promissor e tão importante quanto os demais. Outra boa notícia é que esse ramo está em alta no mercado. Já pensou em brilhar em ateliers da alta costura?

Ficou interessado em fazer carreira como modelo de prova? Vamos apresentar as principais informações que você precisa saber antes de começar nessa profissão. Acompanhe!

O que é ser modelo de prova?

Modelo de prova é o profissional que atua fazendo testes de roupas de determinada marca e estilista antes de ela ser apresentada para o público e ser lançada no mercado.

O modelo experimenta a roupa em seu corpo para que sejam analisados o caimento, o corte, a modelagem e outras questões. Além disso, veste peças-piloto de coleções prévias. Assim, fica mais fácil identificar problemas e defeitos na peça e a eventual necessidade de realização de ajustes.

Além de trabalhar nos bastidores experimentando roupas e emitindo feedbacks para os costureiros, o modelo de prova pode ser requisitado para atuar em desfiles de show room com o objetivo de apresentar a peça para os clientes de determinada marca de roupas — é uma espécie de desfile de exposição e demonstração dos produtos.

Como os modelos de prova são escolhidos?

O modelo de prova é escolhido pela marca conforme o padrão de corpo. E a partir daí, ele vai servir como uma referência para todas as roupas que forem confeccionadas. Para isso, também são analisadas as características e o perfil do público-alvo.

O mundo da alta-costura e de grandes grifes de roupas costuma eleger um modelo de prova que vai ser padrão. Assim, as peças que são produzidas vão apresentar medidas bem semelhantes e que são condizentes com aquele corpo inicial. Os modelos apresentam medidas parecidas e padronizadas. Isso é necessário porque as peças serão produzidas levando em consideração o corpo da modelo de prova e que vai ditar o tipo de corpo dos modelos do desfile.

É um ramo mais rígido e que não usa como base os mesmos moldes da indústria comum de vestuários. Cada marca de grife costuma selecionar apenas um modelo de prova ou, então, um que vai servir como base para as peças de cima e outro para as peças de baixo. O modelo de prova se torna um verdadeiro manequim vivo, que vai embasar os testes e ajustes necessários.

Por sua vez, o mercado varejista de grande escala costuma ser muito mais flexível. Ele leva em consideração o tipo de corpo da população em geral. Portanto, trabalha com diversos tipos de modelagens, tamanhos e caimentos — visando sempre ao perfil do consumidor final.

Quais são os requisitos para ser um modelo de prova?

Os requisitos são variáveis conforme cada trabalho e vão depender de vários fatores, como a marca da grife, o costureiro ou estilista e o tipo de perfil do público-alvo, por exemplo. A partir daí, será escolhido o modelo de prova que tenha as medidas condizentes com a proposta daquele trabalho — altura, circunferência do busto, cintura e quadril, tamanho dos braços e das pernas, extensão dos ombros etc.

Os modelos de prova não costumam ser tão altos quanto aqueles que atuam nas passarelas. Muitas pessoas que apresentam altura acima de 1,60 m já estão aptos para trabalhar nesse ramo. Além disso, o peso também pode ser variável. Isso porque cada marca tem uma proposta específica para determinado tipo de público.

Além disso, o profissional deve ter opinião, ou seja, dar críticas e sugestões sobre as peças que está experimentando. Ele deve indicar se a roupa está confortável e apontar melhorias. É a partir do feedback do modelo que a marca pode aperfeiçoar a peça. E convenhamos, ninguém melhor do que a própria pessoa que está vestindo a peça para apontar o que pode ser melhorado na roupa, não é mesmo?

Quais são as vantagens de ser modelo de prova?

Apesar de esse ramo não parecer assim tão glamouroso e badalado quanto os famosos desfiles de moda de grandes grifes, a profissão de modelo de prova também tem lá seus benefícios.

Confira a seguir as vantagens de atuar no ramo de modelo de prova.

Remuneração atrativa

É muito comum que os modelos recebam cachês altos e superiores àqueles que são pagos para modelos de passarela e fotográficos, por exemplo. Assim como qualquer trabalho, quanto mais você se destacar, maiores serão as chances de receber altos cachês.

Acesso direto aos estilistas

Afinal, você continua inserido no mundo fashion e terá contato direto com estilistas famosos e reconhecidos internacionalmente. Os bastidores do universo dos modelos de prova também costumam ser muito intensos! É uma ótima oportunidade para aumentar o seu networking e receber novas propostas de trabalho!

Conhecimento sobre as tendências da moda

Você vai estar sempre por dentro das últimas tendências e de tudo o que está rolando no universo fashion. Se você ama moda, vai adorar trabalhar como modelo de prova!

É um meio para conquistar outros trabalhos

Por que não começar como modelo de prova e depois alcançar objetivos maiores? É comum que esses profissionais comecem nesse ramo e depois, com mais experiência, sejam selecionados para trabalhar em passarelas, fotografando para revistas e editoriais de moda e até mesmo atuando em novelas e filmes!

Ser modelo de prova é um desafio, mas é também um trabalho muito prazeroso e recompensador. Além disso, é a porta de entrada para o mundo da moda e para todas as possibilidades que ele pode oferecer. Além disso, nada impede de você trabalhar em desfiles e eventos. Tudo vai depender do seu perfil, da sua motivação e do seu potencial.

Se você deseja ingressar no universo da moda, conheça os cursos da Dilson Stein New Models, a empresa que há mais de trinta anos encaminha modelos para os mercados nacional e internacional!

Clique nos ícones para Compartilhar

2 Comentários

  1. O mundo da moda oferece vários tipos de trabalhos! Oportunidades é o que não faltam!
    Estou entusiasmada com tantas informações maravilhosas e dicas perfeita como no caso de modelo de prova!

    1. Certamente Maria! Recomendo acessar ESTE LINK tem muitos conteúdos e explicações sobre as mais diversas áreas onde você pode atuar no mundo da moda. Boa sorte e conte comigo!

Os comentários estão fechados.