fbpx

Modelo para eventos: fique por dentro dos principais requisitos

O processo de seleção de modelo para eventos sempre é um evento muito disputado. É nesse momento que o candidato, seja ele profissional ou daqueles que estão começando nesse meio, precisa se destacar e atrair o interesse dos responsáveis pela marca. Trata-se de uma tarefa que exige força de vontade, personalidade, boa aparência, postura e alguns outros requisitos essenciais.

Além disso, cada evento apresenta objetivos específicos de seleção de modelos. Pode ser um desfile de roupas, uma campanha de marketing para comerciais de TV, um evento específico de uma marca etc. O fato é que o mercado de procura de modelos para ações está cada vez mais em alta.

Pensando nisso, o artigo vai abordar como anda o mercado de modelo para eventos e quais são os principais requisitos exigidos para que o profissional obtenha êxito durante o processo de seleção. Acompanhe a leitura!

Qual é a situação do mercado de modelo para eventos?

Os eventos corporativos e recreativos estão cada vez mais comuns. Os gestores empresariais que organizam esses acontecimentos buscam indivíduos selecionados e experientes para representar a empresa e agregar valor à marca.

Nesse sentido, as empresas repassam um perfil de modelo específico para as agências de recrutamento por meio de um briefing. As agências, por sua vez, são as responsáveis por selecionar os indivíduos que melhor se encaixam nos requisitos exigidos pelo cliente.

O perfil do modelo vai depender muito do tipo de evento, como feirões automotivos, desfiles de moda e vestuário, novas tecnologias, jogos, livros, maquiagem e estética, engenharia, entre muitos outros. De maneira geral, são observados fatores, como a postura, as características biológicas (sexo, idade, cor de pele etc.) e a aparência física dos candidatos (porte magro, malhado, fitness, musculoso, entre outros).

As agências costumam reunir um grande portfólio com várias opções de modelos. Assim, as empresas contratantes têm mais tranquilidade e a garantia de eficiência e comprometimento dos profissionais que estarão fazendo parte do evento. Afinal, essa equipe de modelos vai funcionar como o rosto da marca, verdadeiros embaixadores e representantes da empresa. Portanto, todo cuidado é necessário nesse momento.

Quais são os requisitos que o profissional deve preencher para ser escolhido como modelo para eventos?

Há vários elementos que estão envolvidos em um processo seletivo para definir os melhores modelos que vão participar de uma campanha (comercial em vídeo ou fotografia) e que seja voltada para um público específico.

Nesse sentido, devem ser levadas em consideração as características de cada profissional. Trata-se de uma medida que proporciona forte apelo visual e faz com que o público se interesse e/ou se identifique de imediato com aquele personagem — aumentando as chances de sucesso da campanha e se tornando o ponto diferencial que vai determinar se ela será bem-sucedida ou ineficiente.

Vamos abordar, a seguir, os principais fatores que ajudam um modelo a ser selecionado para uma campanha ou evento.

Experiência

Quanto mais quantidade de eventos e anos de experiência o modelo acumular, maiores serão as chances de ele ser contratado para novos projetos. Isso porque esse profissional vai acumulando uma vasta bagagem e know-how adquirido ao longo de todas as campanhas das quais já fez parte.

Essa vivência prática inclui: maneiras de se comportar durante todo o episódio, linguagem mais apropriada a ser utilizada, mais desenvoltura na comunicação, formas de lidar com os convidados do evento, melhores ângulos para ser fotografado, entre outros tipos de experiência.

Profissionalismo

O profissionalismo também conta pontos a favor do modelo que deseja se destacar nesse ramo. Para isso, é importante ter competência e comprometimento com as normas e regras da empresa contratante e também da agência que faz a triagem dos candidatos. Além disso, é essencial buscar lidar com as situações com seriedade, ética e responsabilidade.

Boa aparência

Manter um visual estético apresentável é definitivamente uma das maiores condições para que o profissional consiga ser aprovado no teste de modelo para eventos — pele saudável, unhas e cabelos limpos e brilhantes, dentes brancos e bem cuidados etc.

A aparência deve transmitir uma imagem de limpeza, organização e positividade. A exigência de outras características físicas mais específicas vai depender do tipo de evento — desfiles, catálogos, panfletagens, hostess, recepcionista etc.

Postura

Tomar cuidado com a postura durante a apresentação e todo o casting de modelos — que, principalmente, no evento, é outro requisito importante. O comportamento do profissional é avaliado o tempo todo e pode ser crucial para a manutenção ou a exclusão dele do quadro de modelos da agência, inclusive. Nesse sentido, busque manter o profissionalismo, a concentração e a simpatia durante todo o evento.

Proximidade com o objetivo do evento

Como você pôde perceber, a etapa de seleção de modelo para eventos requer habilidades especiais, como experiência, naturalidade, postura e perfil adequados para as vagas disponíveis. Nesse sentido, se você deseja se preparar com qualidade para entrar nesse mercado e ter sucesso na profissão, o ideal é ser assessorado por uma agência séria e que tenha experiência nesse ramo.

Ninguém melhor do que especialistas para dar dicas e contribuir para que você seja aprovado no processo seletivo, não é mesmo? Então, se você tem alguma dúvida sobre como se portar durante uma seleção de modelos para eventos, deixe agora mesmo um comentário logo abaixo!

Clique nos ícones para Compartilhar