fbpx

5 cuidados essenciais que você precisa ter com a pele no outono

Com a chegada do outono, o clima seco toma conta, os ventos fortes começam a aparecer e o frio volta timidamente. Tudo isso influencia a qualidade da nossa pele, já que ela está sempre exposta às mudanças climáticas.

Por isso, ampliar os cuidados da pele no outono é fundamental para garantir uma cútis saudável e sempre bonita. Se você ainda não sabe como fazer isso, fique tranquilo! Nós desenvolvemos este artigo com as principais práticas para incluir na sua rotina de cuidados diários. Boa leitura !

1. Beber bastante água

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, precisa de atenção especial. Da mesma forma que a água é fundamental para manter a nossa saúde física, ela é capaz de rejuvenescer os tecidos epiteliais, hidratando todo o corpo.

Tenha em mente que o outono é uma estação mais seca, que pode facilitar o ressecamento da pele. Tomar pelo menos dois litros de água por dia mantém a derme hidratada e evita esses processos de ressecamento.

2. Utilizar protetor solar

Um dos maiores erros com os cuidados com a pele é deixar de lado o protetor solar assim que o verão acaba. Mesmo com frio e nuvens, os rios UV ainda penetram na pele e causam alterações nas moléculas.

Dessa maneira, utilizar cotidianamente o protetor solar, tanto no outono quanto nas outras estações, é um passo fundamental para ter uma pele sempre saudável. A dica de ouro é aplicá-lo antes do hidratante facial, para garantir o máximo de proteção.

3. Evitar banhos quentes

Principalmente no outono, em que os ventos começam a aparecer e o frio vai tomando conta, temos a tendência de esquentar a água do chuveiro para ter um momento relaxante. Acontece que a água quente é um dos principais agentes que causam problemas de pele, como ressecamento.

As células mortas são removidas antes da hora com as altas temperaturas, dificultando o processo de renovação celular e trazendo consequências para a saúde da sua pele. Por isso, invista em banhos mornos e rápidos, com aquecedores no banheiro para manter o ambiente mais quentinho.

4. Manter os lábios protegidos e hidratados

Com a chegada do frio, é comum sentir os lábios rachados e secos. Afinal, essa região é composta por camadas finas da derme sem a presença de glândulas sebáceas — que lubrificam os tecidos —, e os ventos fortes são capazes de deixar a pele desidratada, ocasionando lesões e incômodos.

Por isso, é importante lançar mão de protetores labiais com FPS, aplicando todos os dias pela manhã. Ainda, você pode utilizar manteiga de cacau ou protetores com aloe vera, que potencializam a hidratação e mantêm seus lábios sempre saudáveis.

5. Reforçar a limpeza diária do rosto

Não é nenhum mistério que os cuidados da pele do rosto devem ser mais intensos, já que ela é mais fina, não é mesmo? Por isso, para garantir que a cútis não desidrate e fique ressecada, aprimore sua limpeza diária nesse período, utilizando esfoliantes e sabonetes para remover as células mortas, além de hidratantes mais leves, para não deixar a sua derme carregada.

O ideal é utilizar o esfoliante pelo menos uma vez na semana, sendo que as peles oleosas precisam aplicá-lo mais vezes, de duas a três vezes na semana, usando o protetor solar e o hidratante em seguida. E mais, procure utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele para trazer resultados ainda melhores, ok?

Você percebe como os cuidados da pele no outono são fundamentais para deixá-lo preparado para as alterações climáticas? Além de manter uma rotina de limpeza e hidratação, utilizar protetor solar e beber bastante água, lembre-se de desenvolver uma dieta balanceada para potencializar sua saúde e beleza.

E então, gostou do nosso artigo? Conhece amigos e amigas que gostariam de desenvolver novos cuidados com a pele? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os também!

Clique nos ícones para Compartilhar