fbpx

Como auxiliar o seu filho a decorar textos? Entenda aqui!

A capacidade de memorização das crianças costuma ser diferente da dos adultos e varia de pessoa para pessoa. No caso dos pequenos, o sistema cognitivo pode ainda não estar totalmente desenvolvido. Nesse sentido, eles podem sofrer algumas dificuldades para decorar textos e detalhes das falas.

Além disso, as opções cotidianas de entretenimento e a grande quantidade de estímulos podem contribuir para a maior distração dos jovens e o esquecimento frequente de informações. Contudo, todos esses obstáculos podem ser claramente superados. É possível trinar a memória e incentivar seu filho a decorar textos e gravar bons vídeos.

Pensando nisso, o artigo vai apresentar técnicas que ajudam a criança a decorar textos com mais facilidade e a produzir vídeos de maneira mais natural. Acompanhe a leitura!

Por que algumas crianças têm dificuldade em memorizar?

Esse fato pode ser causado por diversos motivos. Pode ser que a criança esteja imersa em um ambiente agitado e que traz muitas informações a todo o momento — smartphones, tablets, computador, televisão etc. Nesses casos, é natural que os jovens se distraiam e não prestem atenção aos textos e comandos que estão sendo ensinados.

Na maioria dos casos, a dificuldade em decorar textos é causada por mera falta de atenção e pode ser resolvida facilmente. Entretanto, a criança também pode apresentar algum distúrbio de aprendizagem ou de concentração que tem a capacidade de afetar a sua vida pedagógica e social.

Portanto, o ideal é observar o comportamento do pequeno e, caso isso esteja afetando o desenvolvimento do aprendizado e de habilidades interpessoais, o recomendado é procurar um pediatra para ter um diagnóstico mais exato.

Como incentivar a criança a decorar textos?

É possível lidar com a dificuldade de aprendizado ou memorização de atividades. Afinal, todos estão suscetíveis a problemas de memória, mesmo que de forma bem sutil. Você vai conhecer, a seguir, algumas dicas para que seu filho consiga memorizar os textos e gravar vídeos sem dificuldades.

Prepare o ambiente

Tão importante quanto se dedicar à memorização do conteúdo é estudar em um ambiente calmo e silencioso. Essas características permitem que a criança mantenha o foco, desenvolva noções de responsabilidade e se concentre com mais facilidade, evitando que fique distraída com interferências externas. Portanto, mantenha a TV desligada e os celulares fora de alcance. Além disso, esse cuidado pode deixar seu filho mais autoconfiante e satisfeito.

Peça à criança para gravar o texto em arquivo de áudio

Uma boa ideia é fazer uma gravação de áudio do texto e pedir para que a criança fique escutando o som por algumas vezes até que ela consiga memorizar quase todas as falas. Essa técnica de gravação de áudio da matéria é eficiente, pois retém maior quantidade de informações mais rapidamente.

Desse modo, depois que tiver criado o arquivo de áudio, é possível se dedicar somente a ele, não tendo que voltar novamente aos textos de papel, o que pode ser bem cansativo para as crianças.

Da mesma forma, você pode colocar o arquivo de áudio para tocar no seu celular enquanto está dirigindo o carro com a criança, por exemplo. Isso vai fazer com que a criança grave as frases, mesmo que de forma involuntária!

Solicite que a criança reescreva o texto decorado

A escrita é uma poderosa arma de memorização, mas que vem sendo cada vez menos utilizada. Computadores e demais dispositivos tecnológicos vêm substituindo a redação manual. Atualmente, a maioria das informações é digitada e fica armazenada em computadores.

Nesse sentido, com tantas informações visuais graças aos dispositivos eletrônicos, o cérebro fica condicionado a ser acionado somente diante desse tipo de estímulo. Portanto, que tal inovar? Peça para a criança ler o texto e reescrever em um papel tudo aquilo que ela decorou. Essa prática é, comprovadamente, um método muito eficaz para a memória. Além disso, o conteúdo pode ser mais facilmente organizado e ficar mais claro na mente.

Crie uma associação visual

As crianças são muito visuais — desenhos e objetos coloridos costumam atrair a atenção dos pequenos. Nesse sentido, nada melhor do que aliar essa característica infantil para estimular a memorização do seu filho.

Uma boa ideia é associar uma frase com um desenho ou uma situação. Assim, peça para criança fazer um desenho que tenha relação com o desenrolar do texto. Após, você pode colocar a ilustração no quarto dela, em um painel ou mural. Ou então, vá acrescentando um novo objeto ao desenho a cada dia. O objetivo é fazer com que o desenho seja visto. Desse modo, a criança estará decorando o conteúdo, mesmo que de maneira instintiva.

Invista na técnica da repetição

Não custa lembrar que uma das maneiras mais eficientes de decorar um texto é estimular a criança a reler o conteúdo por mais de uma vez. O ideal é incentivar a leitura várias vezes durante o dia até que ela seja devidamente memorizada. Apenas tenha o cuidado para não deixar que essa atividade se torne cansativa e monótona, o que pode desagradar o pequeno.

Use técnicas de voz

Uma maneira para tornar a fixação do conteúdo mais ágil e fácil é acelerar ou diminuir o ritmo da leitura, bem como aumentar ou diminuir o tom de voz, deixar o som da voz mais grave ou agudo etc. Essas alterações durante a memorização chamam a atenção do cérebro e ajudam a decorar o texto. Pode apostar!

Crie uma música

O conteúdo a ser decorado por ser transformado em uma pequena música. A melodia é uma maneira de facilitar a memorização para as crianças, além de ser uma forma divertida de ensinar. Essa técnica costuma funcionar muito bem até mesmo com adultos, sendo muito utilizada em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos.

O cérebro humano é uma máquina com uma capacidade extraordinária de fixar informações. Nesse sentido, as crianças têm uma grande facilidade em decorar textos. Portanto, ajude o seu filho e incentive-o a praticar as técnicas de memorização que você aprendeu acima. Você pode adotar uma estratégia que dá mais certo, mas não deixe de testar outras possibilidades!

É inegável a importância do incentivo dos pais na construção da carreira de sucesso de uma criança. Conheça 5 dicas de como ajudar a sua filha a se tornar uma grande artista!

Clique nos ícones para Compartilhar

1 Comentário

  1. Quero ser uma atriz com sucesso

Os comentários estão fechados.