fbpx

Como ajudar meu filho a desenvolver habilidades interpessoais?

As habilidades interpessoais (como boas maneiras, saber ouvir, ter comunicação verbal etc.) representam a capacidade de um indivíduo interagir com outras pessoas de forma positiva e cooperativa. Ao contrário das competências técnicas que são aprendidas na escola, as interpessoais são, em geral, desenvolvidas ao longo dos anos por meio de relações.

Sem desenvolver essas habilidades, é muito difícil se relacionar com as pessoas e conseguir se desenvolver na carreira. Por isso, elas são fundamentais para que as crianças conquistem, no futuro, oportunidades e posições de destaque no trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para você ajudar seu filho a desenvolver habilidades interpessoais. Boa leitura!

Ensine-o a se colocar no lugar do outro

Independentemente do ambiente que seu filho frequenta, é importante que ele saiba se colocar no lugar do outro. As pessoas se identificam com quem entende suas dificuldades e pensam como elas. Em geral, elas aceitam melhor as críticas e sugestões de quem tem mais empatia.

Além disso, uma pessoa que sabe se colocar no lugar do outro é mais gentil, sábia, cordial e consegue manter relacionamentos pessoais e profissionais sólidos.

Explique a importância da resolução dos problemas

Para a criança se desenvolver, é importante que ela tenha a capacidade de resolver os problemas do dia a dia. Essa habilidade faz com que os pequenos ganhem autonomia e consigam encarar as dificuldades sem depender de outras pessoas.

Na escola, por exemplo, podem surgir conflitos que as crianças precisam resolver por conta própria. Assim, elas conseguem buscar soluções para a situação que estão vivendo e demonstrar sua capacidade de se virar sozinha.

Faça com que ele tome as iniciativas

Ensine a criança a assumir riscos e tomar iniciativas. Isso ajuda muito no âmbito profissional, por exemplo, quando o chefe do seu filho precisar que alguém se disponha a executar algum desafio proposto por ele. Assim, é possível se destacar e ser considerado um bom funcionário.

Na vida, muitas vezes, é importante assumir responsabilidades e dar um primeiro passo. Um indivíduo que sabe tomar decisões é muito mais valorizado pelas pessoas ao seu redor.

Estimule-o a prestar atenção nos detalhes

Incentive os pequenos a tentar encontrar pistas sobre as pessoas. Para isso, mostre que é necessário perceber como ela gesticula em uma conversa, por exemplo. Assim, é possível ter uma conexão pessoal muito mais forte e marcante.

Faça-o entender a importância das boas conexões

Para ter bons resultados na vida, seja na parte pessoal, acadêmica ou profissional, é fundamental que tenhamos boas conexões e relacionamentos sadios. No trabalho, por exemplo, os vínculos certos são aqueles que inspiram a chegar em melhores posições e estimulam a crescer.

No dia a dia, é muito bom para a saúde mental estar perto de pessoas empáticas, bondosas e que fazem críticas construtivas sempre que necessário.

Sem desenvolver habilidades interpessoais, a criança pode ter graves consequências profissionais. Afinal, ela não vai conseguir fazer amigos, colaborar, influenciar e promover utilidade nas suas relações. Isso pode gerar brigas, desentendimentos e outras formas de hostilidade que prejudicam os negócios.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e saiba qual a melhor maneira de iniciar a carreira: como modelo kids ou teen.

Clique nos ícones para Compartilhar