fbpx

Descubra a importância de um bom networking para sua carreira

Quem entrou no mercado de trabalho, provavelmente já ouviu falar no tão famoso networking. Para quem não sabe, explicamos: “network” diz respeito aos indivíduos com quem você se relaciona no ambiente de trabalho e também fora dele.

Em determinadas carreiras, como a de modelo, por exemplo, ter uma ampla rede de contatos é fundamental para alcançar novas oportunidades e promover o seu nome na área. No entanto, são poucos os profissionais que realmente entendem essa importância e se dedicam a construir um networking sólido e eficaz.

Foi pensando nisso que criamos este post, para ajudar você a se conectar com outras pessoas da sua área. Ao longo da leitura, explicaremos melhor sobre a importância dessa prática e contaremos alguns truques infalíveis para quem deseja alcançar todos os seus sonhos como uma top model. Confira já!

A importância de um bom networking

Como já falamos, um bom networking é fundamental em alguns segmentos do mercado. Com ele, você terá mais facilidade para cultivar bons contatos e, quem sabe, em um futuro próximo, receber uma proposta de emprego imperdível.

O interessante é que essa rede de contatos pode ser criada dentro e fora do ambiente profissional. Exemplos disso? Os seus vizinhos, amigos de escola, conhecidos e, até mesmo, aqueles parentes mais distantes. A verdade é que qualquer pessoa pode acabar ajudando em algum momento.

Mas não é só isso, viu? Além de ter mais chances de alcançar boas oportunidades, quem investe no networking pode desfrutar de outros benefícios igualmente importantes. Entre eles, podemos destacar:

  • possibilidade de entrar em contato com novas culturas;
  • oportunidade de estimular outras habilidades;
  • mais conhecimentos profissionais;
  • oportunidade de conhecer opiniões diferentes;
  • aumentar a sua reputação na área.

Veja como melhorar a sua rede de contatos

Até aqui, ficou claro sobre a relevância do networking para a sua carreira? Agora, daremos algumas dicas para que a sua rede de contatos seja útil e capaz de proporcionar bons frutos.

Crie um networking de qualidade

O primeiro passo para quem deseja criar um networking de qualidade é investir no relacionamento frequente com os seus contatos. Afinal, de nada adianta conhecer uma pessoa e nunca mais interagir com ela, certo?

Com essa atitude, as pessoas podem simplesmente esquecer de você, o que acaba sendo totalmente ineficaz. Sendo assim, a nossa dica é nutrir os seus contatos já existentes. Tente estreitar a comunicação, de modo regular e verdadeiro, com os seus conhecidos. Em longo prazo, você perceberá como essa prática valeu a pena.

Dedique-se a fazer bons contatos

Depois de nutrir a sua rede de contatos já existente, é a hora de arregaçar as mangas, sair da sua zona de conforto e buscar novos relacionamentos. Como isso pode ser feito? Simples: frequentando cursos, palestras, workshops e feiras compatíveis com a sua área de atuação.

Esses locais são repletos de profissionais que estão em busca de conhecimentos e, assim como você, pretendem expandir o networking. Outro meio bastante eficiente são as redes sociais. Plataformas como o Facebook e o Instagram são excelentes para modelos, principalmente em início de carreira.

Deixe a timidez de lado

Um dos principais mandamentos para quem deseja expandir o seu networking é: deixe a timidez de lado. Isso mesmo! Para estreitar qualquer relacionamento, é fundamental demonstrar interesse e ser proativo.

Lembre-se de que enquanto a timidez lhe consome, outros concorrentes estão alcançando o seu lugar. No entanto, vale ressaltar que tudo isso deve ser feito sem falsidade ou comentários maldosos. Se possível, demonstre carinho pelos seus contatos e não procure as pessoas somente no momento em que precisar de indicações ou favores.

Busque se especializar na área

Ter conhecimento nunca é demais — principalmente para quem deseja seguir a carreira como modelo. Constantemente, procure participar de cursos profissionalizantes, que servem não somente para fazer contatos, como também para ampliar o seu leque de informações. Mais importante do que uma boa indicação é ter conteúdo e se destacar na multidão.

Com essas dicas, não tem erro! Em pouco tempo, a sua rede de contatos se expandirá e excelentes oportunidades começarão a surgir para você. Considere a prática do networking em todas as etapas da construção da sua carreira!

E aí? Curtiu o post? Aproveite e entenda a importância da linguagem corporal para modelos e atores!

Clique nos ícones para Compartilhar