fbpx

Carreira de atriz: 8 dicas para ajudar sua filha a ser artista!

Sua filha conversou com você e afirmou que deseja seguir a carreira de atriz. Você pode já ter notado o talento dela para a atuação, porém, muitas dúvidas e incertezas devem ter passado pela sua cabeça.

Talvez você tenha receio de que esse projeto não dê certo, até por conta da pouca idade da sua filha. Mas, acredite: é possível sim ser uma artista mirim de sucesso!

Para ajudar você nessa jornada com a sua pequena artista, separamos algumas dicas preciosas para transformar esse sonho em realidade. Confira!

1. Saiba por onde começar

Boa parte dos pais e mães não imaginam, mas uma carreira de atriz exige bastante planejamento. Isso porque são muitos caminhos possíveis dentro do segmento artístico e, sem um rumo definido, ficará difícil fazer as escolhas mais adequadas. Ou seja, não basta apenas sonhar com os resultados e cruzar os dedos — é preciso arregaçar as mangas.

Comece definindo, junto com sua filha, quais os desejos e necessidades para atingir o sucesso, indicando as etapas práticas para alcançar os resultados esperados.

Um dos grandes erros a serem evitados é não planejar a carreira dos filhos e, assim, não saber como agir de acordo com as situações que vão surgindo ao longo do caminho. Fique atenta!

2. Conheça o mercado

Você pode não fazer ideia, mas existem inúmeras áreas possíveis dentro das artes dramáticas. As principais delas são:

  • teatro;
  • cinema;
  • televisão;
  • publicidade.

Antes de investir todas as suas fichas — e as da sua filha também — em uma dessas áreas, considere realizar uma boa pesquisa de mercado. Esse trabalho pode ser feito, inicialmente, conversando com outros pais de atores mirins. Se possível, faça uma profunda pesquisa na internet ou, até mesmo, entre em contato com profissionais que atuam no ramo, como é o caso de produtores e fotógrafos.

Durante o bate-papo, descubra quais os principais erros e acertos de cada área e, posteriormente, use essas informações a favor da carreira de atriz de sua filha.

3. Procure uma agência especializada

Aqui está uma etapa muito importante: a escolha de uma boa agência. Com uma empresa especializada no assunto, será possível cuidar da gestão da carreira de atriz, buscando, a partir do perfil de sua filha, as melhores oportunidades no mercado, bem como as soluções para eventuais problemas.

A dica é não ter pressa. Procure indicações e não aceite pressões. Agências sérias e confiáveis compreendem a necessidade que os pais têm de manter calma nesse momento decisivo.

Você recebeu uma proposta de um olheiro e está pensando em abraçar essa ideia? Tenha paciência! Para evitar dor de cabeça, não tome nenhuma atitude sem uma boa pesquisa sobre a empresa que pretende representar a sua filha. Se estiver em dúvida, vale a pena buscar referências com clientes ou funcionários antigos.

Lembre-se de fazer uma visita prévia ao estabelecimento, para conhecer bem as instalações da agência em questão. Com essas informações, você terá mais segurança e tranquilidade para fechar negócio e fazer a carreira da pequena decolar.

4. Invista na formação para carreira de atriz

Assim como em qualquer outra profissão, a carreira de atriz exige cuidado e disciplina na formação. De acordo com o rumo escolhido, saiba que será preciso fazer um certo investimento em cursinhos, workshops, aulas específicas ou em um curso superior.

Como exemplo, podemos citar as aulas de canto, dança e interpretação. Contudo, você, como mãe, deverá ter cuidado e ajudar sua filha a conciliar os estudos com o trabalho. Tudo isso, claro, além de dedicar um tempo exclusivo para descanso e diversão.

Não sabe como alinhar a agenda da criança para que todas as atividades sejam cumpridas? Veja abaixo algumas dicas:

  • organize o calendário de atividades escolares: todos os dias, reserve um horário para que sua filha estude e faça as tarefas de casa;
  • converse com os professores: quando informados previamente sobre o trabalho da criança, eles tendem a ser mais tolerantes em relação a prazos e outros empecilhos.

5. Descubra formas de motivar sua filha

Nem tudo são flores na caminhada rumo ao sucesso. No entanto, isso não significa que você deva deixar a sua filha desistir da carreira na primeira dificuldade que surgir. É preciso desenvolver algo chamado resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com os problemas e superar os obstáculos.

A rejeição faz parte da vida de todas as pessoas. Inclusive, é recebendo respostas negativas que temos a oportunidade de amadurecer e aprender a lidar com situações desagradáveis.

Mostre para sua filha como aprender com os erros e ensine a importância de nunca deixar de acreditar em si mesma. Converse, dê apoio nos momentos de tristeza e comemore cada vitória e conquista.

6. Ajude a pequena a se preparar para os testes

O teste de elenco é um dos momentos mais esperados pelos profissionais — e o mais temido. Não é fácil passar por essa situação, já que, muitas vezes, não é possível saber o que vai acontecer durante a avaliação.

É muito comum que as crianças fiquem ansiosas, fazendo com que a insegurança chegue com tudo. Dito isso, nada melhor do que, nesse período, ajudar sua filha a se acalmar e fazer um teste impecável. Veja como:

  • horário: chegue na hora marcada. Jamais chegue atrasada ou muito adiantada, ainda mais se o teste for em dupla;
  • ajude a pequena a decorar o texto: alguns testes são realizados com textos e, aqui, é fundamental ter as falas na ponta da língua;
  • mergulhe no personagem: você sabe sobre o que é o teste que a sua filha vai fazer? Se sim, procure se aprofundar no personagem para que a interpretação dela seja a melhor.

7. Faça com que ela se destaque

Não tem segredo: a melhor forma de se destacar em um teste ou avaliação é sendo diferente dos demais. Em outras palavras, é preciso que ser original e interpretar o papel de um jeito inovador.

Por essa razão, preparar-se com antecedência é primordial. Além de ajudar a pequena a decorar o texto por completo, considere a ideia de incentivá-la a treinar variadas entonações nas falas.

Há ainda, certas ocasiões em que as falas são disponibilizadas para os candidatos poucos momentos antes do início da avaliação. O mais indicado é ajudar sua filha a manter o foco e memorizar rapidamente todas as informações no material.

8. Leve sua filha a eventos importantes

É provável que você já tenha ouvido aquele velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Quando falamos sobre a carreira de atriz, essa frase faz todo sentido.

Como citamos, ter talento, conhecimento e prática é fundamental — mas não o bastante. Para impulsionar os trabalhos nesse segmento, é necessário que sua filha fique conhecida entre os profissionais mais capacitados e influentes.

A melhor opção para investir nessa ideia é frequentando alguns eventos especiais. Muitas agências especializadas no assunto promovem, com frequência, reuniões para avaliar os perfis das candidatas e, se possível, direcioná-las para os melhores trabalhos. Vale a pena!

Por último, procure contratar os serviços de um profissional da área. Com essa atitude, será mais fácil alcançar excelentes resultados ao longo do processo.

E então, gostou das nossas dicas para que a sua filha tenha uma carreira fantástica? Para acompanhar outras dicas e tutoriais como este, curta já a nossa página no Facebook, Instagram e YouTube!

Clique nos ícones para Compartilhar

1 Comentário

  1. Amei as dicas isso me incentiva oque eu devo fazer só que ainda estou tentando correr atrás desse sonho que eu tenho desde criança

Os comentários estão fechados.