Atividades físicas para adolescentes: quais são as mais recomendadas?

A puberdade é uma fase definida por mudanças constantes. Para os rapazes, por exemplo, a voz fica mais grave, os músculos aumentam e cresce a quantidade de pelos. Já para as garotas, por outro lado, o físico ganha novas medidas e chega a menstruação.

Resumindo: é preciso estar preparado para lidar com essas transformações e as expectativas que elas geram. Justamente por isso é fundamental praticar pelo menos uma atividade física para adolescente.

Afinal, exercitar-se e ter um esporte como hobby contribuem para que o seu corpo se desenvolva corretamente e você tenha mais saúde e bem-estar — o que é ótimo para a sua vida pessoal e profissional como modelo.

A melhor escolha sempre será aquela que te traga prazer ao realizar, e claro, com o acompanhamento de um profissional da área, tanto para potencializar os resultados desejados, quanto para observar as técnicas corretas.

É recomendável, também, que antes de iniciar qualquer prática você realize exames de saúde, principalmente se esta atividade tiver um grande impacto, claro, compartilhe sua intenção de praticar atividades físicas com o seu médico.

Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de atividades que você pode começar a praticar a partir de hoje. Ficou curioso? Então confira quais são elas!

Artes marciais

Falar em artes marciais parece abrangente, é verdade. Porém, como existe uma grande diversidade de esportes (judô, jiu-jitsu, capoeira, kung fu etc.), vale a pena experimentar o máximo possível de opções até encontrar aquela com a qual você mais se identifica.

De quebra, a prática regular de qualquer uma delas vai ensinar-lhe a autodefesa, a importância da disciplina, ampliar sua coordenação motora, fortalecer sua musculatura, aperfeiçoar os seus reflexos e aumentar a sua capacidade de concentração.

Dança

Outra excelente atividade física para adolescente é a dança. Isso porque ela é uma modalidade coletiva, o que contribui para diminuir a timidez, torná-lo mais comunicativo e deixá-lo mais sociável. Sem falar, é claro, que é uma ótima oportunidade para fazer mais amigos.

Para completar, ela ajuda a corrigir a postura, melhora o condicionamento físico e aumenta o equilíbrio corporal, a coordenação motora e a flexibilidade. Bastante coisa, não é mesmo?

Natação

A natação, por sua vez, é uma modalidade que envolve o contato constante com a água e, justamente por isso, gera um efeito relaxante que alivia o estresse e a ansiedade.

Além disso, ela melhora a circulação sanguínea, proporciona maior controle respiratório, aumenta a flexibilidade e fortalece a musculatura. Ela pode ser praticada individualmente ou em grupo e, assim como a dança, é uma habilidade que pode vir a ser bastante útil em um trabalho de modelo.

Corrida

Por fim, há a corrida, que pode ser realizada em qualquer lugar, como na orla da praia, em um parque ou uma praça. Não é à toa que, entre as opções deste post, ela é a mais simples e prática de se fazer. E o melhor é que, por ser um exercício aeróbico, vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente.

Com isso, você não só se mantém em forma, como também fortalece os ossos, aumenta a resistência física, melhora a qualidade do sono e reduz tanto o estresse quanto a ansiedade.

Como você viu, fazer uma atividade física para adolescente é extremamente benéfico para potencializar o seu desenvolvimento e o seu crescimento e, assim, ajudar nesse período de mudanças constantes que é a puberdade. Por isso, escolha uma das alternativas que apresentamos e comece já a se exercitar!

E já que mencionamos sobre se tornar modelo, aproveite para ficar por dentro das melhores dicas para saber por onde começar!

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