fbpx

Confira 6 dicas incríveis para cuidar da reputação na internet

“Como cuidar da minha reputação na internet?” — essa é uma pergunta que muitos modelos se fazem, especialmente os que estão começando agora nessa profissão tão desafiadora. Afinal, por meio das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube etc.), você pode compartilhar sua vida, mostrar a sua evolução profissional, expor trabalhos feitos, divulgar conquistas pessoais, interagir com os fãs que vão aparecendo e muito mais.

Ou seja, são tantas possibilidades que é preciso ficar atento ao que é publicado para não passar do limite e acabar arranhando a sua imagem. Basta lembrar que não faltam exemplos de personalidades da mídia que já se envolveram em polêmicas por conta da má postura nas redes, não é mesmo? Pensando nisso, listamos 6 dicas para ajudar você a evitar esse problema e fazer da internet uma aliada da sua carreira. Acompanhe!

1. Não se exponha demais

Quando você torna o seu perfil pessoal um perfil público, é natural querer mesclar acontecimentos do dia a dia com novidades profissionais para tornar a página mais leve, interativa e próxima dos seus seguidores. Grandes nomes da moda fazem isso, como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Caroline Trentini.

Porém, é preciso tomar cuidado para não expor demais a sua vida íntima e transformar suas redes sociais em verdadeiros diários (porque, sim, tem gente que faz isso!).

Por essa razão, nada de tornar público problemas familiares, desentendimentos com amigos e conhecidos, problemas financeiros, endereços da sua casa e do seu trabalho, dados pessoais e/ou bancários etc. Além disso, evite divulgar fotos comprometedoras, ainda mais se elas envolvem outras pessoas. Lembre-se de que sua presença online reflete muito da imagem que você quer construir como profissional.

2. Pense duas vezes antes de postar stories

Por terem duração de apenas 24 horas, os stories acabam sendo vistos como algo mais espontâneo e “sem filtro” nas principais redes sociais. Por conta disso, é comum as pessoas fazerem uma grande quantidade deles e até utilizarem esse recurso para fazerem mini vlogs diários. No entanto, é preciso estar atento ao que é mostrado neles.

Sem se dar conta, você pode divulgar coisas pessoais, mostrar sua família ou seus amigos em situação constrangedora, expor bastidores de trabalhos sem permissão, fazer publicidade para uma marca concorrente da empresa que você representa, revelar dados de projetos que ainda estão em fase de planejamento ou negociação e muito mais.

3. Revise o que você escreve

Outra dica muito útil sobre reputação na internet é revisar o que você coloca nas legendas das publicações, especialmente naqueles textos mais longos. Afinal, embora a maior parte das páginas tenha um conteúdo informal, não dá para confundir esse aspecto com liberdade para escrever de qualquer jeito, viu?

Erros de ortografia e gramática não só pegam mal por mostrar que o português não é o seu forte, como também podem provocar mal-entendidos e confusões entre os seus seguidores por conterem, sem querer, mensagens sem sentido ou de dupla conotação.

Portanto, ao terminar de digitar, não publique de imediato. Ao contrário, pare e leia em voz alta o que está escrito para identificar possíveis problemas. Assim, você evita zoações, brincadeiras e piadas de mau gosto.

4. Tenha uma postura coerente

Além do que já foi dito, procure manter uma postura coerente na internet. Do contrário, os usuários que o acompanham vão perceber contradições no seu discurso e na sua postura e, sem dúvidas, vão pegar bastante no seu pé por simular ser alguém que não é!

Quer um exemplo? Pois bem, imagine que, em um dado momento, você afirme ser vegano e ter um alimentação mais consciente e saudável já há alguns anos. Até aí, tudo bem.

Contudo, se um belo dia você publica uma imagem ou um vídeo no seu perfil ou nos stories em que aparece comendo carne, mesmo que em quantidades mínimas, isso colocará por terra todas as suas afirmações até então. Desse momento em diante, sua credibilidade será perdida e centenas de pessoas vão desconfiar do que você fala ou diz que faz no dia a dia.

5. Aprenda a receber críticas

Quando se trata de internet, há algo com o qual cedo ou tarde você vai ter que lidar como pessoa pública: as críticas que vêm tanto de seguidores quanto de pessoas que descobrem o seu perfil nas redes sociais. Por isso, é importante recebê-las de mente aberta, mostrando que você tem maturidade e sabe ser um profissional exemplar.

Aliás, é importante desmistificar a ideia de que crítica é algo obrigatoriamente ruim. Na verdade, muitas delas são construtivas e nos ajudam a evoluir, pois com o olhar de terceiros se torna mais fácil identificar falhas e erros que cometemos sem querer e, muitas vezes, sequer notamos. Portanto aprenda a filtrar esse tipo de comentário e a ignorar aqueles que só têm intenção de ofender, promover insultos e destilar ódio gratuito.

6. Evite bater boca

Por fim, mas não menos importante, evite bater boca na internet. Caso você se depare com um comentário, uma publicação, uma imagem ou um vídeo negativo sobre si ou algo que você gosta, não se deixe abalar, muito menos responda ao autor ou aos demais usuários que estão debatendo o assunto.

Tenha em mente que isso só aumenta a visibilidade desse tipo de conteúdo, leva o seu nome a ser associado com confusões gratuitas, faz você perder parte dos seus seguidores e pode até mesmo gerar processos. Como resultado, esse tipo de comportamento afasta marcas com as quais você poderia trabalhar e é capaz de afetar negativamente sua trajetória como modelo. Por esse motivo, muita atenção!

Como deu para ver, não faltam dicas para você usar as redes sociais de maneira inteligente e alcançar uma boa reputação na internet que ajude, inclusive, a trazer mais visibilidade para a sua carreira de modelo. Por isso, não deixe de segui-las e lembre-se: haters sempre vão existir. Portanto, não se abale ou dê atenção a eles. Ao contrário, foque em fazer o seu melhor e divulgar o seu trabalho!

Gostou do post? Pois já que estamos falando sobre internet, aproveite para conferir 5 blogueiras de moda internacional que você precisa acompanhar a partir de hoje!

Clique nos ícones para Compartilhar