fbpx

3 dicas de iluminação para arrasar nos seus vídeos

Ao começar a produzir conteúdos em vídeo para a internet, muitas pessoas se preocupam em comprar uma boa câmera, adquirir um editor de vídeos e preparar o roteiro do que será tratado.

De fato, esses são passos importantes para a gravação, porém, é preciso se preocupar também com a iluminação para vídeo. É ela que vai garantir um efeito profissional, que chame a atenção das pessoas e faça com que elas se interessem por seus vídeos em um primeiro momento.

Por isso, hoje nós trouxemos algumas dicas simples sobre como garantir uma boa iluminação para vídeo. Não perca! Confira o post completo!

1. Entenda como a luz se comporta

Para gravar vídeos com uma iluminação excelente, não basta apenas posicionar uma lâmpada de frente para a câmera. É preciso compreender que existem posições mais adequadas para garantir um melhor resultado.

Uma das técnicas mais comuns é a iluminação de três pontos, que consiste em posicionar diferentes fontes de iluminação em três pontos distintos do cenário, garantindo um efeito profissional de um jeito bem simples.

Para isso, é necessário pensar na luz principal, na luz de preenchimento e na luz de fundo.

Luz principal

A luz principal é usada para destacar o objeto principal da cena, ou seja, a pessoa que está falando. Ela deve ser posicionada na lateral da câmera, em um ângulo de 15º a 45º.

O ideal é optar por equipamentos que garantam luzes difusas — mais suaves e menos intensas — para essa etapa na construção do cenário.

Luz de preenchimento

Depois de posicionar a luz principal, algumas sombras vão surgir no vídeo. Para acabar com elas é que entra a luz de preenchimento.

Essa luz deve ser posicionada ao lado da luz principal, mas nunca deve ser mais intensa que ela. A intenção não é acabar com 100% das sombras, afinal, uma imagem bem equilibrada é composta de luz e sombras.

Luz de fundo

A luz de fundo serve para criar contraste entre a pessoa e o fundo da cena, fazendo com que a imagem não pareça algo bidimensional. Isso traz um efeito muito mais profissional para as imagens posteriormente.

Ela deve ser fácil de locomover e fica atrás da pessoa que está em cena, de forma oposta as outras duas luzes.

2. Beneficie-se da luz natural

Embora existam muitos equipamentos profissionais voltados para melhorar a iluminação em um vídeo, a luz natural é considerada uma das melhores para garantir bons resultados.

Porém, aproveitar a luz natural não significa se posicionar embaixo do sol. Ficar de frente para uma janela já é o suficiente para ver a diferença nas imagens captadas.

Se o vídeo for gravado em áreas externas, procure não começar em um horário e terminar em outro completamente diferente, pois isso vai mudar a iluminação no vídeo.

Caso esteja dentro de casa, nunca se posicione de costas para a janela, pois sua câmera vai tentar compensar a luz e seu rosto vai ficar completamente escuro.

O ideal é ficar de frente para a janela, para que ela funcione como uma softbox natural e ilumine o ambiente de uma forma bem distribuída — lembrando que, por melhor que seja a iluminação, a câmera nunca capta 100% da luz do ambiente, então é possível que você tenha que fazer ajustes no momento da edição.

3. Invista em iluminação profissional

Se você pretende investir um pouco mais na iluminação dos seus vídeos, é possível adquirir equipamentos profissionais, que iluminam a partir de luz artificial.

Existem equipamentos dos mais básicos aos mais profissionais, de várias capacidades, modelos e tamanhos. Vamos conhecer alguns deles.

Softbox

A softbox é um dos equipamentos mais populares quando o assunto é iluminação. Sua estrutura é uma caixa escura, forrada com papel brilhante no interior, semelhante a um papel alumínio,

Dentro dessa estrutura, existe também uma lâmpada fria e, por fim, um tripé que ajusta a altura.

A softbox é capaz de emitir uma luz difusa e bem suave, o que ajuda a diminuir as sombras e destacar os traços naturais de quem está gravando. Além disso, é uma ótima opção para ser usada nos três pontos de iluminação, explicados no início do post.

O ideal é optar por lâmpadas de 5.000 e 5.500 kelvins para garantir uma cor mais branca, facilitando a edição.

Painel de LED

O painel de LED se parece muito com uma luminária comum, mas é capaz de garantir uma performance muito melhor quando o assunto é iluminação.

Sua estrutura é composta de várias pequenas lâmpadas de LED, que, juntas, geram luminosidade e podem apresentar vários tamanhos. A luz emitida é bem intensa e ele geralmente emite mais calor.

Esse tipo de equipamento, diferentemente da softbox, não precisa ser ligado na tomada e geralmente é movido a bateria ou pilha.

Sun gun

A sun gun é um painel, parecido com o anterior e igualmente composto de luzes de led. Esse painel emite uma luz muito forte, capaz de iluminar todo o ambiente de maneira uniforme.

A sun gun emite uma luz mais amarelada, tende a ser mais cara que as outras opções e pode ser usada como uma luz de preenchimento.

Ring light

O ring light ficou muito popular no Instagram, depois que as blogueiras de maquiagem começaram a tirar fotos com um arco luminoso refletindo em seus olhos. Esse arco é emitido por esse equipamento e garante um efeito muito elegante.

O ring light pode ser acoplado a uma câmera e é indicado principalmente para quem quer gravar uma imagem bem enquadrada no rosto, como em um tutorial de maquiagem.

Já quem quer iluminar bem o ambiente deve procurar equipamentos auxiliares, pois a luz fluorescente do ring light não tem uma capacidade tão intensa.

Viu só como garantir uma boa iluminação para vídeo não é uma tarefa tão impossível assim? Independentemente de como você escolha iniciar, o importante é não deixar de começar por não ter um equipamento profissional.

Cuide para sempre aprender novas técnicas, tanto de iluminação como de gravação, e se mantenha atualizado para que seus vídeos se tornem seu trabalho.

Agora que você já está craque em iluminação, que tal aprender um pouco mais sobre posicionamento, áudio e expressões corporais? Nós falamos sobre isso e muito mais no post gravação de vídeos para o canal: confira essas 4 dicas essenciais.

Clique nos ícones para Compartilhar