fbpx

Entenda a importância da dicção para atores

Se você sonha em seguir a carreira artística e quer se tornar um grande ator ou atriz, provavelmente já ouviu falar que esse profissional precisa ter uma boa dicção, certo? Mas você sabe o significado dessa palavra?

Dicção nada mais é que a maneira como uma pessoa articula e pronuncia as palavras. Portanto, para ter uma boa dicção, é preciso pronunciar as palavras corretamente, de forma clara e na entonação adequada.

Mas por que motivo a dicção para atores é tão importante? É isso que vamos explicar neste post. Para saber tudo sobre o assunto, é só continuar a leitura!

Por que a dicção para atores é tão importante?

A voz é uma das ferramentas de trabalho mais importantes para o ator, pois é por meio dela que uma mensagem será passada ao público. Essa mensagem também pode ser transmitida por meio de expressões faciais, linguagem corporal e vestuário, mas a voz geralmente é a grande protagonista.

Agora imagine o que pode acontecer se essa mensagem não é passada com clareza. O objetivo principal desse trabalho não seria atingido e esse profissional estaria limitado dentro de seu próprio corpo.

Portanto, falar as palavras com clareza, dissolver sotaques e acabar com dificuldades na pronúncia são objetivos que todo ator deve almejar. A boa notícia é que existem diversas maneiras de melhorar a dicção, como vamos mostrar a seguir.

Como melhorar a dicção e a pronúncia das palavras?

Um bom ator, assim como qualquer profissional, precisa buscar ferramentas para se aprimorar e elevar a qualidade do seu trabalho. Quando o assunto é melhorar a dicção, existem exercícios simples, que podem ser realizados em casa, sem necessitar de investimentos financeiros.

Conheça sua voz

O interlocutor — ou quem fala — tem uma visão muito diferente sobre a própria voz, em relação ao receptor — ou quem ouve. Isso quer dizer que você pode achar que está falando alto o suficiente, por exemplo, mas na verdade não está.

Para analisar sua voz da mesma perspectiva do receptor, você pode gravar a si mesmo lendo um texto. A gravação pode ser feita por um celular simples e ouvida por várias vezes. Separe um caderno de anotações e analise o que você gosta em sua voz e o que é possível mudar.

Faça exercícios de respiração

A respiração e a fala estão totalmente ligadas e você pode perceber isso quando faz um exercício físico intenso e não consegue nem falar em seguida. Por isso, saber respirar corretamente é essencial para que a dicção seja perfeita.

Adote exercícios simples de respiração profunda e consciente, puxando o ar pelas narinas e soltando pela boca. Também é possível praticar a chamada baby’s breath, que nada mais é que respirar com a barriga, mantendo ombros e tórax sem grandes movimentos.

Os exercícios também são de extrema importância antes de testes e apresentações, pois combatem o nervosismo e ajudam a relaxar.

Faça o exercício da caneta

Um dos motivos que fazem com que as palavras saiam estranhas é o fato de a pessoa não posicionar a língua corretamente e não explorar o espaço que há dentro da boca. Para isso, existe um exercício muito tradicional entre atores, que é morder uma caneta e ler um texto em voz alta.

Isso obriga a língua a ocupar espaços que antes não eram explorados, ajuda a aumentar o tom da voz e ainda pode ser útil na correta pronúncia das palavras.

Por fim, uma boa dicção para atores depende também de cuidados com a saúde, como uma boa alimentação, a prática de exercícios aeróbicos e a distância de bebidas alcoólicas e cigarro, que são muito prejudiciais para a voz.

Agora você sabe o quanto a dicção é essencial na vida de um ator e já pode incluir esses exercícios em sua rotina, combinado? Se você quer mais dicas, veja também como se preparar para uma carreira artística!

Clique nos ícones para Compartilhar