fbpx

Você sabe se expressar?

Quem está dando os primeiros passos da carreira na área comercial costuma lidar com um grande desafio: saber como se expressar bem em frente às câmeras.

Isso porque os trabalhos envolvendo esse segmento, como os editoriais de moda, anúncios, catálogos e comerciais para a televisão, exigem não apenas imagens ou gravações feitas por uma equipe de qualidade e renome, mas principalmente que os modelos sejam capazes de representar uma marca e os ideais por trás dela.

Ou seja, que eles realmente possam encenar diversas situações, transmitir sentimento e emoção, incorporar personagens e passar, por meio das expressões faciais e corporais, a mensagem que o cliente deseja. Parece uma missão difícil?

Pois saiba que com dedicação, esforço e algumas dicas especiais é possível, sim, realizar essa missão com êxito e se destacar no mercado pelas suas habilidades. E é justamente para falar desses macetes que vão elevar seu desempenho que preparamos este post!

Treine sua postura

Não é apenas modelos que desfilam que devem treinar a postura. Se você pensa isso, saiba que está na hora de rever esse conceito! Seja para as passarelas, seja para os estúdios fotográficos, é indispensável que você mantenha uma pose adequada e capaz de ser moldável conforme o personagem que você dará vida.

Do contrário, você não será capaz de passar verdade naquilo que interpreta e pode, até mesmo, transmitir sentimentos ambíguos. Por exemplo, imagine que há um ensaio de moda praia com temática de férias (que remete à felicidade e momentos de curtição) e você deve transmitir isso não somente na face, mas também com o corpo.

Nessa situação, uma posição curvada, com os braços cruzados e a cabeça cabisbaixa não vai causar o efeito desejado nem sequer realçar o figurino, concorda?

Portanto, exercite sua postura constantemente e não desperdice a oportunidade de fazer os treinamentos que a sua agência disponibiliza! Isso será indispensável para que você possa se desenvolver e ter maior controle corporal.

Aprenda a dialogar com a câmera

Você já reparou como a maioria das pessoas fica desconfortável quando há uma lente apontada para si? Isso acontece porque elas sentem que o espaço individual delas está sendo invadido e, por essa razão, tendem a se retrair — daí não conseguem manter uma posição natural e espontânea frente à câmera.

É por esse motivo que a nossa segunda dica sobre como se expressar bem é aprender a dialogar com ela, jamais temê-la. “Mas como fazer isso e, enfim, deixar de ficar envergonhado quando precisar ser fotografado ou filmado?”, você deve estar se perguntando.

Bem, para alcançar esse resultado, você deve praticar algumas técnicas no seu cotidiano. Uma delas é descobrir como direcionar o seu rosto em ângulos diferentes que valorizem suas expressões e destaquem, em especial, os olhos. Afinal, como diz o ditado, eles são a “janela da alma” e podem transmitir diversos sentimentos, desde alegria até raiva.

Uma alternativa é encarar a câmera não como uma máquina, mas, sim, como uma pessoa com quem você tem sintonia. Dessa forma, se sentirá menos intimidado e mais à vontade para fazer poses, encenar e o que mais for preciso.

Faça um curso de teatro

Por último, há uma dica simples, mas que pode fazer todo o diferencial na sua carreira como modelo: faça um curso de teatro. Durante as aulas, você vai desenvolver não apenas a sua capacidade de se expressar por meio do corpo, como vai perder a timidez e lidar melhor com o público e grandes concentrações de pessoas.

Sem mencionar, é claro, que o teatro é uma grande fonte de aprendizado para quem deseja ser mais espontâneo e capaz de improvisar — o que é excelente caso venha a trabalhar com campanhas publicitárias em vídeo, por exemplo.

Colocando em prática as nossas dicas de como se expressar bem, você vai se aperfeiçoar e aprender a ter uma presença mais segura de si e confiante (características que vão ser percebidas até por meio das fotos). Afinal, esses aspectos são cada vez mais buscados pelas agências e podem gerar diversas oportunidades para a sua carreira!

Se você gostou de ler a respeito desse assunto, aproveite e confira quais são as outras técnicas e atitudes importantes para a carreira de modelo!

Clique nos ícones para Compartilhar