fbpx

Você sabe o que é um casting de modelos?

Para conquistar o mundo da moda, como modelo, é preciso muita dedicação, esforço, conhecimento do mercado, disposição e ter consciência de que essa é não é uma caminhada fácil.

Entre os diversos passos para que um modelo comece a mostrar seu talento e realizar bons trabalhos está o casting de modelos: um processo seletivo em que o cliente pode escolher os profissionais que melhor se encaixem no perfil exigido.

E quem administra essa relação cliente/modelo são as agências. Por isso, é de extrema importância que o modelo conheça muito bem a agência com a qual trabalha, valorize sua experiência no mercado e confie na sua capacidade de orientá-lo e encaminhá-lo para os melhores trabalhos.

Entenda como funciona

O casting funciona da seguinte forma: o cliente entra em contato com a agência e deixa claro o perfil dos profissionais que procura. Nesse primeiro contato, ele descreve as características que deseja ver no modelo como altura, cor dos olhos, tom de pele, tipo de cabelo.

De posse dessas informações, a agência realiza uma pré-seleção entre seus profissionais e envia as fotos de cada um deles para a aprovação do cliente. Muitas vezes, o cliente prefere que essa seleção seja feita pessoalmente.

Os castings presenciais podem ser estressantes e cansativos para quem não está preparado, já que atender às exigências físicas como altura, peso e biotipo não são os únicos requisitos observados. É importante que o modelo saiba como se apresentar, o que vestir e qual comportamento adotar diante do cliente.

Castings on-line

Os castings on-line são muito mais tranquilos, mas isso não significa que não são importantes. Com a pandemia que atingiu o mundo em 2020, o mercado sentiu a necessidade de ir para o lado digital, com algumas agências e empresas que ajudam modelos optando por inovar e trazer mais comodidade para o mercado.

Este foi o caso do PORTAL DILSON STEIN. Uma plataforma exclusiva, que ajuda agências, produtores de moda, diretores de novelas e programas de TV, agências de publicidade e grandes marcas a encontrarem exatamente o tipo de pessoa que precisam para seus trabalhos, sejam eles como modelo fashion, modelo comercial ou ainda ator/atriz, figurante, youtuber ou digital influencer para divulgar seus produtos.

O objetivo deste tipo de iniciativa, é ajudar candidatos e contratantes a se encontrarem, fazendo com que os candidatos que fazem parte tenham mais chances de trabalhar do que os demais, mas lembre-se, nenhum tipo de trabalho é garantido, tudo depende da necessidade dos contratantes.

Saiba como ter um bom desempenho

Seja presencialmente ou on-line, o candidato deve ter em mente que ele é o foco central do casting e não sua produção. Por isso, é recomendado o mínimo de maquiagem, uma roupa simples e básica, usar acessórios discretos, manter os cabelos o mais naturais e saudáveis possível e calçar sapatos que mostrem sua destreza para desfilar, por exemplo, mas que também sejam confortáveis.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que, em um casting presencial, o cliente fica de olho na personalidade e na atitude do modelo. É essencial que se tenha um ar confiante, pois isso mostra segurança. É indispensável uma postura profissional, nunca esquecendo de ter em mãos o book e o composite.

Há ainda outras dicas indispensáveis para se destacar num casting ou seleção:

  • demonstrar conhecimento sobre si mesmo, sabendo suas medidas e mostrando que sabe conversar sobre os trabalhos já realizados;
  • ter um comportamento amigável e simpático;
  • mostrar profissionalismo sendo sempre pontual;
  • manter a calma durante todo o processo;
  • saber conter a ansiedade para não demonstrar insegurança durante a seleção.

Seja sempre profissional

Um candidato deve observar que se foi convidado a participar de um casting ou plataforma on-line é porque já tem características que atendem àquele perfil. Para ser selecionado para realizar o trabalho, seu comportamento e postura é que terão maior peso para o cliente.

Sendo assim, deve confiar na agência com a qual trabalha. Ela é o principal contato com os clientes e que pode encaminhá-lo para os trabalhos que melhor destacarão suas qualidades físicas e pessoais.

Para se tornar um modelo bem-sucedido é preciso vivenciar todas as experiências que essa profissão pode propiciar, como o casting. Por isso, mantenha-se por dentro do mundo da moda e saiba mais dicas valiosas para se destacar no mercado. Acompanhe nossas redes sociais estamos no FacebookInstagramTwitter Youtube.

Clique nos ícones para Compartilhar

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.