fbpx

Quer participar de testes para novelas? Saiba o que é preciso fazer!

Hoje em dia, não é raro encontrar jovens que sonham em trabalhar como modelo. E se você acredita que seu filho veio ao mundo para brilhar, mas ainda não conseguiu uma boa visibilidade, talvez seja a hora de considerar fazer testes para novela. Já pensou nisso?

A princípio, a ideia pode soar um tanto estranha, mas confie: muitas crianças conseguem tirar um bom proveito disso. Ao aparecer na televisão, principalmente em emissoras conceituadas, como Globo, SBT ou Record, você conseguirá aumentar o círculo de contatos do seu filho e, de quebra, fazer com que a sua carreira fique ainda mais diversificada.

Mas, afinal, o que é preciso para participar desse universo? É o que contaremos a seguir. No post de hoje, você encontrará dicas de ouro para o seu filho participar de uma seleção em uma emissora de grande porte e ser comandado por ótimos diretores. Confira!

Entenda o que são atores mirins

Quando falamos em testes para atores mirins, precisamos explicar o que essa categoria representa no universo artístico, você concorda? Aqui no Brasil, qualquer jovem de até 14 anos que trabalha na produção de filmes ou de televisão é considerado “ator mirim”. Depois dessa idade, ele já entra em uma outra categoria chamada “ator jovem”.

Nesse sentido, quando as grandes emissoras lançarem novos processos seletivos, é muito importante ficar de olho em qual categoria eles estão procurando. Além disso, para conseguir trabalhos e evidenciar o talento da criança, é sempre possível entrar em contato com a equipe de seleção a fim de conferir se eles abrem a possibilidade de aumentar ou limitar a faixa etária do processo.

Descubra os principais benefícios dessa carreira

Não podemos negar que muitos adolescentes e crianças têm o sonho de serem artistas desde cedo, não é mesmo? O maior benefício dessa carreira é o reconhecimento profissional que eles ganham ao começar a trabalhar antes da idade média. Sem deixar de lado os estudos e a vida social, essa carreira permite um bom crescimento, sobretudo se o pequeno profissional se manter ativo nas aulas de teatro e atuação.

Além disso, não podemos negar que o mercado de trabalho no mundo artístico é concorrido. O reconhecimento e a fama encantam muitos jovens brasileiros, fazendo com que a procura por esse trabalho seja mais frequente do que outras profissões mirins.

Nesse sentido, quem começa cedo na carreira de atuação tende a ter mais oportunidades do que quem espera. Um dos exemplos mais comuns é o trabalho da Marina Ruy Barbosa, que começou atuando com apenas nove anos e hoje é uma das atrizes mais reconhecidas no Brasil, começando, inclusive, a desenvolver sua carreira internacional.

Conheça os principais requisitos

Diante de todas essas informações, surge a grande questão: o que é preciso fazer para passar nos testes para novelas? Bom, a primeira dica para quem deseja abraçar essa ideia é prestar atenção aos pré-requisitos. Como você já deve imaginar, esse trabalho costuma ser bastante disputado e somente um rostinho bonito não fará com que seu filho consiga um bom papel nas telinhas.

Se possível, é aconselhável investir em um curso de teatro, atuação ou artes cênicas e, posteriormente, solicitar um registro de ator, que deve ser obtido na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Isso acontece porque as grandes emissoras procuram profissionais que já tenham um histórico de estudo sobre atuação e interpretação, sendo bem reconhecidos aqueles que aprenderam em grandes escolas de teatro. E mais, ter o registro legal faz com que a criança ou adolescente sejam protegidos pela lei, tendo em vista que ainda não atingiram a maioridade.

Com esse documento em mãos, o pequeno ator conseguirá provar que está preparado para trabalhar n área. Ele conseguiu concluir o curso? Ótimo! Mas não deve se acomodar. É importante continuar estudando e se especializando — quanto mais estiver aberto ao aprendizado, melhor!

Vale lembrar, ainda, que existem outros requisitos além dos técnicos que são valorizados pelos selecionadores nos testes para novela. Isso porque não basta ter um histórico perfeito, é fundamental apresentar boas habilidades sociais a fim de não ter medo das câmeras e desenvolver uma boa relação com seus colegas de trabalho.

Mas, não se preocupe! Se o seu filho sofre com a timidez ou nervosismo, existem várias técnicas do teatro para romper com esses padrões e potencializar a carreira. Além disso, converse com os professores da criança sobre suas inseguranças para que eles a ajudem a ir melhor nos testes, combinado?

Descubra como se cadastrar

Se você deseja que seu filho faça os testes para atores mirins, tenha em mente que esses processos de seleção não são muito divulgados. Por isso, a recomendação é acessar diariamente os sites das emissoras a fim de conferir se já é possível fazer a inscrição. Ainda assim, cada uma delas estabelece algumas regrinhas exclusivas e é o que contaremos a seguir.

Globo

Quando o assunto é teledramaturgia, a Globo é a número um. Anualmente, a emissora investe milhões nas suas produções, fazendo com que as novelas sejam um sucesso absoluto. Para atrair a atenção da empresa e ser chamado para uma seleção, é preciso fazer um cadastro pessoalmente no Banco de Talentos da Globo. Ou seja, você precisará comparecer com seu filho à sede da emissora, seja em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Além disso, por ser uma das maiores emissoras do país, a Globo preza muito por atores que já tenham um histórico na área — seja prático ou teórico. Por isso, é fundamental levar para a inscrição um currículo atualizado da criança, contendo todo um background da sua carreira até agora, mesmo que tenha somente cursos.

Record

Para se inscrever na Record, há duas opções. A primeira delas é enviar o currículo por e-mail para elenco@rederecord.com.br. Ou, também, existe a possibilidade de encaminhar o material pelos Correios, aos cuidados do Departamento de Elenco. O endereço é Estrada dos Bandeirantes, nº 23505, Vargem Grande, Rio de Janeiro — RJ. CEP: 22785-091.

SBT

Poucos sabem, mas o SBT conta com um departamento especial para o segmento artístico. E é justamente com esse núcleo que você deverá entrar em contato. Para que seu filho se torne um ator famoso na emissora — assim como Maísa, Larissa Manoela, entre outros —, é preciso enviar um currículo artístico para o setor.

De preferência, inclua no material alguns links de propagandas ou ensaios fotográficos já realizados. Ter uma cópia do registro DRT também fará toda a diferença. Contudo, vale ressaltar que, para facilitar ainda mais esse trabalho, é interessante contratar os serviços de uma agência especializada no segmento.

Veja quais documentos e materiais são necessários

Você lembra que comentamos sobre a importância de levar alguns documentos que comprovem a experiência do pequeno na área? Pois é, independentemente da empresa em que ele deseja atuar, é fundamental ter em mãos um bom currículo, portfólio e documentos. Não sabe quais são esses materiais? Veja a nossa lista:

  • currículo artístico devidamente atualizado;
  • Carteira de Trabalho;
  • cópia do registro DRT;
  • fotografia 10 x 15;
  • mídias (fotos e vídeos armazenados no pendrive ou disponibilizados na nuvem).

Aqui vai mais uma dica amiga: dedique um bom tempo para criar um conteúdo de vídeo ou fotos de qualidade. De preferência, monte diferentes modelos de vídeo — como o monólogo padrão —, e exemplos de curtas, comerciais, filmes ou séries de que a criança já tenha participado. Pouco importa se o trabalho não foi remunerado, desde que haja uma boa atuação e produção. Invista nessa ideia!

Além disso, existem outras atitudes que você pode — e deve — tomar para que seu filho tenha mais reconhecimento entre os selecionadores. A seguir, listamos as melhores práticas para você conquistar uma boa vaga nas emissoras:

  • investir na criação de um portfólio diferente, com vídeos e fotos que comprovem o histórico da criança;
  • fazer cursos reconhecidos pelas empresas de televisão;
  • estudar o formato da produção e direção das novelas brasileiras;
  • entrar em contato com atores mirins já reconhecidos;
  • utilizar as redes sociais, desde que com moderação.

Viu só? Com as nossas dicas, ficou mais fácil inscrever seu pequeno nos testes para novela e fazer a sua carreira decolar. Lembre-se de conhecer os principais requisitos e montar um bom currículo. Além do mais, é fundamental que a criança estude bastante para conquistar uma carreira artística de sucesso!

Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite e descubra por que as fotos para as redes sociais são fundamentais para potencializar a sua carreira

Clique nos ícones para Compartilhar

40 Comentários

  1. Meu maior sonho é ajuda a minha filha a realiza o dela a ser a triz se puderem ajuda purfavo ajudem ela tem 11 anos vou bota o nome dela pra ver se ela passa

    1. Olá Eloane, tudo bem?

      Envie suas fotos para nossa equipe! CLIQUE AQUI

      1. Eu senpre sonhei em ser atriz des de Pequena eu só a Brenda, tenho 12 anos o meu sonho dês de pequena é ser modelo e atriz. Eu sempre queria ser uma atriz

        1. Brenda, se você tem o sonho, você pode realizá-lo! Conte comigo e com a minha equipe!

      2. Meu sonho e ser atriz tenho 12/13 anos. Eu faço. aula de teatro desde 2021 mais esse ano eu parei pq tenho que fazer uma cirurgia mais daqui a uns 3 4 mês eu volto o fazer teatro eu amo fazer aula de teatro

        1. Olá Luana! As aulas de Teatro ajudam muito na carreira de Atriz. Torço muito pela sua cirurgia e espero que consiga voltar e realizar o seu sonho! Conte Comigo!

  2. Meu sonho é ser atriz,eu sempre tento me escrever pelos sites para fazer um teste mas eu nunca consigo me escrever ?, espero um dia poder ser atriz e ser a inspiração de muita gente!

    1. Olá, Clara!
      Já se inscreveu para fazer uma avaliação gratuita com a minha equipe?
      Clique aqui e envie suas fotos!

  3. Quero ser ator e meu sonho desde de pequeno por favor me ajuda

    1. Olá Henrique! Continue acompanhando nossas dicas e cadastre-se para um teste!

      CLIQUE AQUI

  4. Oi e meu nome e henrique quero ser ator gostaria muito isso e meu sonho tou aqui pedino queria .uito muito muito se eu consiguisse eu nao sei o que aconteceria comigo de tanta felicidade

    1. Henrique, se você pode sonhar, você pode realizar! Seja persistente e estude bastante, só assim você vai alcançar seu objetivo. Conte comigo! Um abraço.

  5. Gostei muito de vcs

  6. Gostei muito

  7. Sonho seria ter essa oportunidade de ser atriz

  8. Eu quero tanto participar de uma novela

  9. Meu nome alexandra. Eu sou uma cantora eu canto muito bem mais não e isto eu quero ser atriz pra me fazer novela não tenho DRT eu quero tira DRT obrigada e grande sonho

    1. Alexandra, sugiro a leitura deste artigo.

  10. Nossa eu queria muito,muito muito ser atriz!
    É o meu sonho desde sempre!❤

  11. Olà,neu nome é Giselly…tenho 12/13 anos de idade.
    Bom vou direto ao assunto,eu simplesmente queria ser atora,podia ser de qualquer coisa mesmo!
    Eu também tinha esse sonho desde sempre!bom mas se isso também não desse certo,eu iria começar a ser jogadora de futebol!que é o meu 2 sonho!❤

    1. Oi Giselly! Tenho uma dica de ouro pra você: jamais desssista dos seus sonhos!! Conte comigo e coma minha equipe!

  12. Olá meu sonho é ser um ator do programa do SBT.. O que eu tenho que fazer para realizar o meu sonho…

    1. Olá Marcelo! Entre em contato com a nossa equipe, você pode encontrar essa oportunidade no Portal Dilson Stein!

  13. Prazer me chamo Carolina gostaria muito de uma oportunidade pra mim trabalhar com novela obrigada pela atenção!!

    1. Olá Carolina, Envie suas fotos para nosa equipe!

      1. Eu queria ser ator de novela e começar a fazer filmes internacionais

        1. Olá Leandro, porque não envia suas fotos e faz uma avaliação on-line com a nossa equipe? CLIQUE AQUI

  14. meu sonho é ser atriz!

  15. Olá meu nome é ana clara meu sonho é ser atriz mais nao por fama e uma experiência maravilhosa e perfeita esse é o meu sonho desde 9 anos se vcs me chamarem eu vou ficar muitoo grata mesmo

    1. Olá Ana Clara! Que maravilha! A profissão de atriz realmente traz muita fama para quem se dedica, é persistente, estuda e tem foco nos objetivos da carreira! Continue seguindo seu sonho e certamente vai conseguir realizar. Um grande abraço!

  16. oi meu nome é angela e tenho 12anos e faço 13 em janeiro eu queria ter uma oportunidade de participar de testis de ser atriz de novela é isso obrigada pela sua atenção até aproxima.

    1. Olá Angela! Envie suas fotos para nossa equipe, vamos fazer uma avaliação on-line do seu perfil! CLIQUE AQUI

  17. Meu sonho é ser atriz ,tenho 13 anos.

    1. Siga em frente em busca dos seus sonhos Maria!

  18. Eu também sempre sonhei com isso ser atriz da novela ,meu grande sonho é isso ?

  19. Meu sonho sempre foi ser atriz,sou muito dedicada e realista,consigo entra muito bem no personagem,minha família senpre fala que eu senpre servi pra ser atriz tenho 15 anos

    1. Nadiane, para ajudar você, recomendo a leitura do nosso artigo que fala sobre atuação, CLIQUE AQUI

  20. quero dar o meu melhor quero ser um ator bom
    e o projeto tudo seja bom

  21. meu sonho ser um ator de novela, como faço?

    1. Olá Lucas, tudo certo? Para iniciar em qualquer carreira, é preciso conhecimento. Médicos, advogados, professores, cientistas e atores, todos precisam estudar para adquirir os conhecimentos necessários para exercer a profissão e se aperfeiçoar. É um apreendizado constante.
      Para você que quer ser ator de novela, ou mesmo séries, eu recomendo nosso Curso de Ator/Atriz. Você vai estar muito mais preparado, e vai conseguir colocar em prática todas as dicas deste post.

Os comentários estão fechados.