fbpx

Profissão modelo: conheça os tipos de trabalho feitos por essa profissional

Muitas meninas sonham em se tornar estrelas das passarelas. Mas você sabia que a profissão modelo pode proporcionar muitas outras opções de trabalho? Mesmo em filmes e seriados sobre o assunto é difícil ver modelos fazendo outra coisa além de desfilar e tirar fotos para editoriais. Porém, o universo da moda é mais amplo do que parece.

No post de hoje vamos mostrar outras áreas em que o modelo também pode atuar.

Profissão modelo: mil e uma possibilidades

Ser modelo pode proporcionar a você um leque de variedades quando o assunto é trabalho. O mundo da moda é bastante competitivo, mas, por oferecer diferentes tipos de oportunidades, também é mais fácil encontrar algo com o qual você se identifique. Conheça algumas das possibilidades.

1. Modelo comercial

Os modelos comerciais, ou fotográficos, não precisam seguir padrões de medidas de altura e quadril. Eles precisam ter traços proporcionais, pele impecável, cabelos saudáveis e uma beleza que chame atenção. Esses profissionais trabalham com campanhas publicitárias.

O melhor aqui é o fato de que não há tanta exigência com as medidas e altura, já que os programas como photoshop conseguem realizar qualquer mudança que seja necessária.

2. Modelo fashion

Você sabia que existem muitas diferenças entre a modelo fashion e a comercial? A primeira é aquela vista em desfiles de grandes estilistas e que deve seguir um padrão de medidas imposto pelo mercado, mas não necessariamente ter uma beleza impecável.

A modelo fashion é como um “croqui ambulante”. Ela desfila com roupas da alta costura.

Para o mercado fashion as medidas são importantíssimas. As meninas precisam ter pelo menos 1,75cm de altura e em torno de 89cm de quadril. Já os meninos precisam ter pelo menos 1,85cm de altura e corpo definido, porém não muito musculoso.

3. Modelo de catálogo

Já notou que existem diversas empresas que divulgam suas coleções por meio de catálogo? Pois bem, essa é outra opção para seguir carreira e uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar na área, mas não se sente tão à vontade nas passarelas.

Os catálogos podem ser feitos por modelos comerciais também, pois são escolhidos de acordo com o segmento (infantil, feminino, masculino, teen, dentre outros).

Existem muitas agências que lidam apenas com fotos para catálogo e, assim, conseguem trabalho de forma mais rápida para os profissionais.

4. Manequim de prova

São modelos contratados para apresentarem a coleção de algum confeccionista. Sempre tem trabalho já que essas apresentações costumam acontecer diariamente e o desfile é direcionado para compradores, representantes e grandes magazines.

Para ir bem na carreira, os modelos devem ter algumas características essenciais como boa comunicabilidade e simpatia. Também é necessário saber valorizar alguns detalhes importantes das roupas com gestos que causem impacto.

Além de todas essas possibilidades que citamos acima, você pode trabalhar como modelo de cabelo, de maquiagem, de mãos, de colo, plus size. Pode também aparecer em filmes, séries e novelas. Oportunidades não faltam! Seja paciente e corra atrás do seu sonho.

Quer saber mais sobre a profissão modelo? Continue acompanhando o blog para receber todas as novidades em primeira mão!

Clique nos ícones para Compartilhar