fbpx

Perfil de modelo: o que as agências estão buscando?

Muito se fala na mídia sobre qual perfil uma modelo deve ter para alcançar o sucesso, além de ser muito comum colocarem o foco no biotipo desses profissionais e criarem o mito de que basta ser bonito para ser modelo.

Modelar é uma profissão como qualquer outra que também precisa de dedicação e uma série de habilidades que vão muito além da beleza. Essa é a primeira regra a se aprender, principalmente para quem quer ingressar nesse mercado.

Mas será que você sabe o que as agências estão procurando? Será que você conhece o perfil de modelo ideal? Se não sabe, venha descobrir neste post que preparamos para você!

Pessoas dentro de alguns padrões

Não adianta negar: para ser modelo é necessário se encaixar dentro de algumas características físicas. A novidade é que hoje os modelos comerciais estão ganhando mais espaço, o que quebrou muitas barreiras para quem quer ser modelo, não sendo necessário ser tão alto ou tão magro.

Já a carreira fashion exige um perfil específico: 1,75 cm de altura e, no máximo, 89 cm de quadril para mulheres, e 1,85 cm de altura para os homens, que também não podem ser muito musculosos.

O mercado também precisa de rostos exóticos. Não tem como definir um rosto perfeito, já que cada um tem sua singularidade. É comum ver muitas modelos que não são consideradas bonitas na opinião popular, mas que dão um show nos castings e passarelas.

Aqui tudo vai depender da carreira que se quer seguir. O importante é ter em mente que nem sempre é possível alcançar um corpo que não faz parte do seu biotipo. Não faça sacrifícios que podem prejudicar sua saúde física e mental, ok?

Pessoas que cuidam da aparência

Por mais bonita que uma pessoa possa ser, alguns outros cuidados com a aparência são necessários e até mesmo obrigatórios para ser modelo. Na carreira comercial, os cuidados com a aparência valerão mais que o perfil, já que não existe uma linha só a ser seguida. Veja alguns deles:

  • cuide dos cabelos, com hidratação semanal, cronograma capilar e corte de pontas secas;
  • cuide dos dentes, sempre visite um dentista e invista na beleza do seu sorriso;
  • cuide da pele, frequente um dermatologista e tenha uma rotina de cuidados básicos;
  • desenvolva um estilo, vista-se com personalidade e estude mais sobre a história da moda.

Pessoas saudáveis

Um outro mito muito conhecido sobre modelos é que elas passam fome. Hoje, as agências condenam esse tipo de comportamento e vetam pessoas que não se alimentam bem.

É preciso cuidar da saúde, ter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência com o acompanhamento de um profissional. Além disso, é importante fazer exercícios físicos e manter o corpo forte para dar conta da correria.

Pessoas com personalidade

Como dissemos, nessa profissão a beleza não é tudo. Ao contrário do que muitos pensam, existem diversas maneiras de uma modelo se profissionalizar, por meio de cursos como de etiqueta, de passarela, de maquiagem e muitos outros.

É muito importante que a modelo tenha uma personalidade forte e própria, já que ela vai representar clientes que precisam vender seus produtos. Quando se escolhe uma modelo, a personalidade dela conta muito para gerar a identificação entre a marca e os clientes.

Viu só como o perfil de modelo não está ligado só a aparência? Ser modelo vai muito além do glamour que estamos acostumados a ver na TV. É preciso se cuidar, ser persistente e levar o trabalho a sério para se destacar nas agências. E para continuar acompanhando as novidades, nos siga nas redes sociais!

Clique nos ícones para Compartilhar