fbpx

O que é necessário para começar uma carreira de modelo infantil?

PaPassarelas, câmeras, luzes e holofotes são elementos presentes na carreira de modelo que estampam os sonhos de quem almeja estrelar na profissão. Mas o universo repleto de charme e encantamento também envolve dúvidas e incertezas, principalmente, para quem é modelo infantil, que deve se perguntar constantemente: “por onde começar?”.

Se você é mãe de uma criança que já demonstrou interesse em ser modelo, é preciso estar atento a alguns procedimentos fundamentais para evitar futuros contratempos. Além de ser comunicativo, o seu filho deve ter um bom relacionamento interpessoal e personalidade, qualidades fundamentais para trilhar uma carreira de sucesso.

Vocês devem estar conscientes que o trabalho é árduo, porém, é uma excelente oportunidade para adquirir experiências e desenvolver habilidade social. Quer esclarecer mais dúvidas? Continue lendo nosso post e saiba dos cuidados e responsabilidades que a carreira de modelo infantil requer!

Escolha uma agência séria e com boa reputação

A porta de entrada é a escolha de uma boa agência de modelos. Elas que farão a intermediação com os contratantes. Não tome nenhuma decisão antes de pesquisar sobre a empresa que representará o seu filho e avalie todos os cuidados que ela terá com ele. Procure conhecer a equipe e entender como o ambiente funciona, desde o cachê ao tratamento concedido.

Vale ressaltar que se tornar um agenciado não significa que os trabalhos surgirão imediatamente. Para protagonizar uma propaganda de xampu, por exemplo, o modelo infantil precisará ser selecionado pela produtora e pelo cliente final do comercial.

Invista em cursos

Como em qualquer outra profissão, os cursos são importantes para desenvolver habilidades e atrair oportunidades de trabalho na carreira de modelo. Portanto, sempre que for possível, incentive seu filho a buscar especialização e cursos que podem ajudá-lo a atrair a atenção de contratantes em potencial.

Tanto para quem deseja trabalhar como modelo de passarela quanto para quem almeja ser modelo fotográfico, pode ser interessante participar de um curso de teatro ou oficina para atores. Esse tipo de curso ajuda a criança a se tornar mais desinibida e facilita na hora em que os contratantes precisam de um modelo que precise interpretar uma espécie de personagem na hora das fotografias ou do desfile.

Outros cursos de especialização, que ensinem como desfilar nas passarelas, cursos de automaquiagem, ou mesmo que ensinem noções sobre moda podem se tornar um diferencial na hora da seleção.

Participe de eventos de moda

As agências de modelo organizam com certa frequência alguns eventos para seleção dos chamados New Faces — ou seja, uma seleção de modelos iniciantes com grande potencial de arrasarem nas passarelas e agradarem aos clientes do mundo fashion.

Esses eventos são de extrema importância para a carreira de modelo infantil, afinal de contas, a criança está dando os primeiros passos na vida profissional e, geralmente, ainda não tem muitos contatos que podem indicá-la para trabalhos.

Além disso, esses eventos atraem a atenção de “Scouters” (ou olheiros de moda), que podem descobrir o talento do seu filho e dar um “upgrade” na carreira dele. Contudo, é fundamental que você inscreva seus filhos em eventos de agências sérias e qualificadas. Dessa maneira, você garante que a seleção não é uma “furada” e evita que você e seu filho percam tempo em um evento que não trará nenhum benefício para o seu filho.

Faça um ensaio fotográfico

Para ser conhecido é preciso ser visto. E a forma como os aspirantes a modelo fazem isso é por meio da divulgação das suas fotos, o velho e conhecido book fotográfico — o portfólio do modelo.

O book impresso ainda é bastante utilizado, mas é preciso ter atenção para evitar gastos desnecessários. Faça o book do seu filho somente quando ele estiver agenciado, caso contrário, pode ser desperdício de dinheiro, pois cada agência trabalha com um determinado tipo de foto. Receba as orientações para ter em mãos um formato de divulgação adequado!

Respeite as necessidades físicas da criança e não abra mão dos seus direitos

Durante a execução de um trabalho longo, a criança não pode ser forçada a nada. A atividade deve ser paralisada caso o modelo infantil se sinta indisposto. Em meio a uma sessão de fotos, deve haver uma pausa para o lanche, para um descanso breve e até para brincadeiras.

O importante é que o modelo se sinta a vontade, confortável e não tenha nenhum direito privado para aproveitar o momento e explorar o seu talento.

Fique de olho nos aspectos legais

Ao conseguir um trabalho por meio de uma agência, tenha bastante atenção sobre os aspectos legais envolvidos na negociação, especialmente, se houver a assinatura de um contrato de prestação de serviços.

Antes de assinar o contrato, leia todas as cláusulas que estão descritas nele, a fim de identificar se você concorda com a forma de trabalho da agência, se você e seu filho terão disponibilidade de cumprir os compromissos, se está de acordo com os valores estabelecidos, enfim, leia absolutamente tudo com muita atenção, para que não haja futuros problemas.

É comum que, na ansiedade pela busca de uma agência ou de um contrato de trabalho, os pais ou responsáveis legais não façam uma leitura detalhada do contrato, se submetendo a cláusulas abusivas ou mesmo em desacordo com a legislação vigente sobre o trabalho infantil.

Por isso, tenha bastante cuidado ao examinar o contrato, busque retirar todas as dúvidas sobre ele e solicite os esclarecimentos sobre termos que não forem do seu conhecimento ou sobre partes que não estejam suficientemente explicadas.

Converse bastante com o seu filho

Nunca se esqueça de trabalhar a autoestima da criança e o seu psicológico para as eventuais rejeições que podem acontecer. A carreira de modelo infantil pode dar certo, ou não, e cabe a você, responsável, dar o suporte emocional. Não deixe de explicar sobre os compromissos e responsabilidades. O apoio dos pais é fundamental para o prosseguimento da carreira.

Gostou das dicas e pretende colocá-las em prática? Conheça o Portal Dilson Stein, e receba cursos com mais orientações que contribuirão para carreira do seu pequeno!

Clique nos ícones para Compartilhar