fbpx

Livros para mães: conheça quais ajudam no cuidado com os filhos

Rotina puxada de trabalho, compromissos que tomam toda a agenda e uma tecnologia cada vez mais presente no seu dia a dia — que, ao mesmo tempo que conecta você aos seus filhos, o distancia deles. Essa tem sido a realidade de muitas famílias que precisam domar as dificuldades para manter um convívio sadio e não abrir mão de acompanhar de perto a educação das crias.

Não é à toa que a literatura conta com tantos livros para mães que retratam justamente como lidar com essas dificuldades, investir no cuidado com crianças e adolescentes e ter um protagonismo decisivo na formação desses futuros adultos. Por essa razão, reunimos alguns títulos que valem a pena entrar para a sua lista de leitura. Confira!

Quem ama, educa!

O primeiro deles é Quem ama, educa!, de Içami Tiba. Em sua obra, o escritor aborda a importância de os pais não delegarem à escola o papel de educar — algo que cabe exclusivamente à família. Ao longo das mais de 280 páginas, ele explica o porquê disso e mostra como essa atitude é capaz de beneficiar positivamente crianças e adolescentes.

As 5 linguagens do amor das crianças

Já em As 5 linguagens do amor das crianças, aprendemos as maneiras como os pequenos utilizam para se relacionar com os pais, compreender o que está em volta deles e como o ambiente familiar contribui para estruturar o emocional infantil.

Crianças francesas não fazem manha

Outro dos livros que não pode faltar nesta lista é Crianças francesas não fazem manha. Afinal, ele mostra quais são e como reverter as atitudes que a família tem — mesmo inconscientemente — que contribuem para tornar as crianças mimadas, respondonas e desobedientes.

20 regras de ouro para educar filhos e alunos

20 regras de ouro para educar filhos e alunos, do autor Augusto Cury, reúne um conjunto de regras, como o título indica, que o famoso médico e professor considera essenciais para que os jovens possam amadurecer e se desenvolver de forma saudável na adolescência.

Educar sem culpa

Educar sem culpa, de Tania Zagury, é mais uma obra que merece ser lida. Isso porque ela retrata as famílias modernas e como muitas pessoas lidam com o sentimento de culpa por não estarem tão presentes na vida dos filhos por conta do trabalho, de não proporcionar o lazer e entretenimento que eles desejam devido à falta de orçamento e muito mais.

Filhos difíceis de educar: sugestões práticas e orientações para os pais

Este é um livro tão longo quanto o título. Porém, é bastante preciso ao tratar de temas que dividem a opinião de pais e mães e, em muitos casos, geram impasses na educação dos mais novos, como é o caso da definição de responsabilidades, o contato com o dinheiro, a forma de lidar com os transtornos mentais (depressão e ansiedade, por exemplo) etc.

Como agir com um adolescente difícil

Como agir com um adolescente difícil, por outro lado, trata de um comportamento comum na adolescência: a rebeldia. A partir desse tema central, traz diversas dicas de como pais podem melhorar a comunicação, exercer a autoridade sem brigas e discussões e ajudar os jovens a entenderem melhor as mudanças hormonais pelas quais estão passando.

Conversando com seu filho adolescente sobre sexo

Conversando com seu filho adolescente sobre sexo é uma excelente obra que mostra como os pais podem auxiliar os filhos na descoberta da própria sexualidade e responder aquelas perguntas mais cabeludas sobre o assunto.

Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos

Diferentemente do livro anterior, Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos aborda uma perspectiva com teorias da psicologia sobre como preparar os filhos para lidar com as adversidades do mundo e se tornarem adultos de boa índole e emocionalmente estáveis.

Meus filhos me deixam louca

O penúltimo título deste post sobre livros para mães é de Alejandra Stamateas. Em suas quase 100 páginas, a autora dialoga com o leitor sobre os perigos da desobediência de crianças e adolescentes e a necessidade de impor a autoridade parental sem abusos ou castigos físicos.

Para entender o adolescente

Por fim, Para entender o adolescente ensina de maneira didática quais são as fases da adolescência, as principais mudanças entre cada uma e como o comportamento que será levado para a fase adulta é moldado nesse período.

Viu só como não faltam livros para mães? Eles abordam a educação familiar e as melhores formas de otimizá-la. Por isso, escolha os títulos da sua preferência e se aprofunde sobre o que deve ser feito para estreitar os laços com crianças e adolescentes!

E se gostou deste post, já sabe, compartilhe com outras mães e pais!

Clique nos ícones para Compartilhar