fbpx

Esclarecemos 5 mitos sobre o perfil de modelo

Não há para onde correr: cedo ou tarde você vai lidar com diversos mitos que envolvem desde a alimentação até a rotina de trabalho de quem se dedica a modelar — mentiras que confundem (e muito) quem deseja seguir carreira na área, mas não sabe se está dentro do perfil de modelo.

Por isso, é fundamental não se deixar levar por esse disse-me-disse e pesquisar a fundo o que, de fato, é ou não verdade. Para ajudar nessa missão, nós listamos — e destrinchamos — os 5 mais comuns. Confira!

1. Modelo só trabalha durante o desfile

Para começar, já vamos desmistificar essa ideia para lá de errada de que o trabalho de modelo se resume à passarela. Afinal, ele começa muito antes, com a participação em castings, provas de figurino, ensaios, testes de maquiagem e cabelo etc.

Além disso, ao atuar no segmento comercial, você vai realizar diversas tomadas para gravações para comerciais, decorar roteiros, fazer sessões de fotos e realizar viagens para gravar em locações em outros estados (e, às vezes, até outros países). Ou seja, é um trabalho que exige bastante dedicação e comprometimento da sua parte.

2. Modelo não come direito

Outro dos mitos é o de que modelos comem pouco ou, ainda pior: nem mesmo se alimentam. Dá para acreditar? Isso não passa de uma grande mentira e quem decide seguir essa carreira sabe a importância da alimentação não só para manter as medidas em dia, mas para ter mais disposição, atenção, bom humor e, principalmente, saúde.

Por isso, evitam o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio e privilegiam a ingestão de frutas, verduras e muita água. Sem mencionar, é claro, que têm uma rotina mais equilibrada de refeições a cada 3 horas, como recomendam os nutricionistas.

3. Somente pessoas magras podem modelar

Se, no setor fashion, ainda há um perfil de modelo mais restrito em relação à altura, ao peso, ao porte físico e às medidas dos profissionais, definitivamente não se pode dizer o mesmo do comercial! Nele, é comum encontrar pessoas plus size, sênior e por aí vai.

Isso acontece porque as empresas investem não somente em quem está dentro dos padrões de beleza, mas sim em quem pode trazer mais representatividade em campanhas, vídeos publicitários, editoriais, catálogos e afins. E isso não é à toa: dessa forma, podem atingir diferentes nichos de mercado.

4. A fama vem rápido

Sim, do mesmo jeito que há gente que acredita que modelo praticamente não trabalha, também há quem compre a ideia de que a fama vem rápido. No entanto, é impossível garantir isso.

De fato, algumas pessoas fazem poucos trabalhos e estouram no mercado, tornando-se as caras de diversas marcas, mas isso não é regra. Na verdade, a grande maioria dos profissionais precisa realizar inúmeros castings, participar de diversos projetos, aprender a lidar com os “nãos” que vão receber ao longo da carreira e, acima de tudo, ter uma postura determinada e resiliente para chegar ao sucesso.

5. Estudo é desnecessário

Por fim, há mais um grande mito: o de que não é preciso se preocupar com os estudos — algo que é uma grande inverdade. Afinal, assim como em qualquer outra profissão, você deve se aperfeiçoar e investir no seu aprendizado, em especial quando deseja trabalhar com grandes marcas internacionais.

É justamente por isso que modelos realizam cursos, oficinas e treinamentos constantemente — muitos deles, inclusive, dentro da própria agência de modelos. Entre os mais comuns, estão os de línguas estrangeiras, etiqueta, maquiagem, teatro, postura, passarela etc.

E então, gostou de desvendar alguns dos principais mitos sobre o perfil de modelo? Pois continue a pesquisar sobre a carreira, especialmente em fontes confiáveis (como a sua agência), para não se deixar levar pelo que não é verdade!

Aproveite e compartilhe com suas amigas(as) que querem ser modelo!

Clique nos ícones para Compartilhar