fbpx

Entenda a importância do apoio dos pais na carreira dos filhos

Qual a importância do apoio dos pais nas decisões dos filhos? Se você trabalha diariamente para garantir que o seu filho tenha mais oportunidades de estudo e sucesso profissional, pare tudo o que estiver fazendo agora e preste muita atenção neste post.

Um bom diploma, segurança financeira com a profissão escolhida, constituir uma família e ser muito feliz são apenas alguns dos sonhos das mães para os seus amados filhos, concorda?

Mas o que muitos pais por aí não sabem é que exagerar nos palpites ou deixar os filhos decidirem tudo sozinhos podem ser atitudes prejudiciais quando o assunto é escolher qual carreira devem seguir. Quer saber como ajudar nesse momento sem pressionar ou errar? Fique atenta, anote todas as nossas dicas e descubra qual postura adotar.

Como apoiar seu filho?

Algumas atitudes podem fazer com que o processo de amadurecimento profissional do seu filho se torne natural. Veja algumas boas atitudes que você pode tomar a seguir.

Estimule-o a realizar atividades construtivas

Descubra atividades que ajudem seu filho a identificar suas aptidões, gostos pessoais e desenvolver o autoconhecimento.

Não imponha os seus sonhos

Lembra aquela carreira que você queria seguir, mas por algum motivo não conseguiu? Esqueça! Não coloque suas expectativas e frustrações em cima do seu filho.

Esteja sempre aberta ao diálogo

Tenha tempo e esteja sempre disposta a dialogar quando ele precisar — não pense que já sabe tudo sobre o seu filho, pois a relevância dessa decisão é capaz de alterar os interesses e angústias do jovem. Transforme o diálogo em uma atividade essencial.

Incentive-o a pesquisar

Não o peça para descartar uma profissão logo no início. Busque informações no mercado, pesquise na internet, oriente o seu filho a visitar faculdades e profissionais da área — essa atitude pode ser determinante para que ele siga ou abandone a ideia.

Encoraje-o a buscar a realização profissional

Lembre-se que a questão financeira é importante, mas não a principal. O ideal é focar em um trabalho que o satisfaça e o realize profissional e pessoalmente, não baseando somente no prestígio, sucesso ou valores em contas bancárias.

Busque um especialista em carreiras

Permita que o seu filho tenha uma orientação profissional, pois esse especialista pode ser fundamental para facilitar sua escolha por meio de testes e avaliações vocacionais.

Quais fatores influenciam na decisão?

Existem muitos fatores que influenciam os jovens na difícil decisão de identificar qual rumo seguir após deixar as salas de aula e enfrentar o mercado. Alguns deles são:

  • medo de escolher errado e ter que trocar de profissão futuramente;
  • convicções religiosas;
  • crenças e valores;
  • situação financeira;
  • profissão e escolaridade dos pais;
  • nível de abertura sobre o assunto no ambiente familiar.

Vale ressaltar que, por melhor que sejam as suas intenções, quem deve escolher a carreira que deseja trilhar é o seu filho e não você.

Ele optou pelo curso de medicina? Ótimo! Existem faculdades com ótimas infraestruturas para as aulas e ensinamentos. Concluiu que sua vontade mesmo é ser jornalista? Tudo bem! Ajude-o nas pesquisas e encontre as melhores opções de curso.

Se ele quiser ir em frente com a paixão pelo futebol ou se o seu sonho é subir nas passarelas e ser um modelo reconhecido internacionalmente, apoie! Opções de escolas para treinos e testes é o que não faltam, da mesma forma que agências qualificadas para valorizar a beleza do seu filho.

Na verdade, o que realmente importa é motivar o sonho do seu filho e confiar em suas decisões nessa fase crucial da vida de qualquer pessoa, pois tudo o que ele realmente quer é dar orgulho à família e garantir um futuro melhor.

Quer encaminhar a carreira de modelo do seu filho? Solicite uma avaliação gratuita com a nossa equipe!

Clique nos ícones para Compartilhar