fbpx

Diversidade no mundo da moda: o que vem mudando ao longo dos anos?

A mídia e a moda são responsáveis pela criação de certos padrões de beleza e de modelos estéticos impostos pela sociedade. Geração após geração, pessoas brancas, magras e altas dominaram as passarelas. Hoje, a diversidade no mundo da moda faz com que grupos que recebiam pouca ou nenhuma representatividade tenham cada vez mais espaço.

Com isso, o conhecido “padrão” dos modelos está se desfazendo e é possível ver a pluralidade cada vez mais presente nas passarelas e editoriais de moda. Afinal, tentar esconder ou disfarçar as diferenças, ou não respeitá-las, é fugir do entendimento de que existe lugar para todos em nossa sociedade.

Continue a leitura e saiba mais sobre o aumento da diversidade no mundo da moda!

A mudança de percepção ocorrida no mundo

As cotas foram os primeiros passos, pois assim as pessoas negras, aos poucos, foram aparecendo nas passarelas. Depois, o leque da diversidade se abriu. Vieram as trans, curvilíneas, amputadas, maduras, albinas e outras etnias e biotipos considerados fora do padrão.

Nas passarelas e na moda de agora, todos são bem-vindos. O próprio público já espera encontrar representatividade na área. Com isso, não existe mais fazer uma peça só para pessoas magras — é necessário ir além dos padrões ou mesmo desconstruí-los.

Boa parte dessa mudança ocorreu com as novas tecnologias, incluindo a internet e as mídias sociais. Pessoas diferentes passaram a ter seus apelos ouvidos, o que impacta diretamente as tendências do mundo fashion.

A importância da diversidade no mundo da moda

A indústria da moda já entendeu a importância de resgatar a essência das belezas individuais e mostrar para o público como enxergar sua verdadeira natureza. Falar de moda inclusiva é tratar de um mercado que produz para todos os tipos de físicos e inclui nos desfiles pessoas que representem todos os tipos de corpos.

Felizmente, essa realidade tende a crescer muito nos próximos anos. A aceitação das diferenças abre portas não só no mundo da moda, mas também em qualquer setor da publicidade. No entanto, a dedicação que a profissão exige não vai mudar.

A influência na carreira de modelo

A indústria da moda é poderosa porque tem a capacidade mostrar ao público o que é bonito, respeitável, sexy e inspirador. Com o aumento da diversidade na área, a carreira de modelo tem passado por mudanças.

O sonho de seguir esse caminho passa pela cabeça de muitas pessoas — desde crianças até adultos. Por estar cada vez mais inclusiva, esse é um ótimo momento para aproveitar seu biotipo e explorar outros trabalhos na moda.

Hoje, é possível encontrar modelos da terceira idade, plus size, fitness, infantis, trans, com deficiência, com síndrome de Down, de diferentes etnias, anãs, entre outros. É importante lembrar que diversidade é fazer da representatividade algo constante.

Vivemos em um período de grandes transformações e, mais do que nunca, temos a chance de compartilhar diferenças, experiências e essências. A diversidade no mundo da moda mostra que somos únicos e que o respeito deve ser praticado acima de tudo, independentemente do que é considerado padrão — seja de corpo, comportamento, beleza, crença ou idealismo.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos!

Clique nos ícones para Compartilhar

4 Comentários

  1. Como iniciar um canal no YouTube para mirim
    Sou Davi Lucas tenho 10 anos

    1. Olá Davi, tudo bem? Para você iniciar nesta carreira sugiro a leitura deste artigo CLIQUE AQUI

  2. Olá eu me chamo gabrielle, gostaria de me tornar uma modelo um dia e ter um pouco do reconhecimento das pessoas, Mas infelizmente tenho muita insegurança com meu corpo e tenho alguns problemas que só adultos tem, ainda sim me pergunto se me aceitariam para esse rumo.

    1. Oi Gabrielle! Vou recomendar um artigo aqui do blog para você ok?
      Vai te ajudar muito a se sentir mais segura consigo mesma! CLIQUE AQUI

Os comentários estão fechados.