fbpx

7 dicas para ganhar tempo e cuidar dos fios em casa

Com o estilo de vida moderno, a rotina agitada e as infinitas obrigações que temos para cumprir no trabalho ou nos estudos, pode se tornar difícil reservar um tempo para manter o visual em dia. No entanto, se você é modelo já deve saber muito bem: as madeixas são a moldura do rosto e, logo, nada melhor do que aprender como cuidar dos cabelos em casa para estar sempre impecável e garantir trabalhos de sucesso.

A princípio, muitas pessoas acreditam que essa tarefa requer bastante esforço e conhecimento profundo em cosmética. Mas, diferente disso, é possível seguir algumas dicas práticas que serão excelentes para nutrir os fios, deixá-los mais belos e com a aparência saudável.

Como torcemos para que sua carreira decole no mercado da moda, resolvemos compartilhar alguns passos valiosos, bem acessíveis e que vão fazer com que você não precise mais passar horas e horas no salão. Lavagem, hidratação e penteados são alguns dos quesitos que merecem ser considerados. Quer saber mais? Continue na leitura e anote nossas recomendações!

1. Faça uma lavagem cuidadosa

Não sabe como cuidar dos cabelos em casa? O primeiro passo é ficar de olho na lavagem durante o banho. Isso mesmo! O ideal é realizar todo o procedimento de um jeito bem cuidadoso, para que os fios não sejam danificados e permaneçam saudáveis. Para tanto, procure tomar banhos mais curtos e com a água não muito quente. Boa parte da população não imagina, mas a temperatura baixa é ideal para fechar as cutículas capilares e evitar o surgimento do temido aspecto de frizz. Ou seja, todo cuidado é pouco!

Outra recomendação valiosa é prestar atenção durante a aplicação do shampoo — sempre colocando o produto somente na raiz e massageando delicadamente, já que o enxágue, por si só, consegue higienizar completamente o restante dos fios. Em seguida, e de acordo com seu tipo de fio, escolha também um condicionador específico. Esse cuidado deve ser redobrado, caso você possua madeixas com química.

2. Evite a toalha na cabeça

Na hora de secar o cabelo, você costuma esfregar a toalha na cabeça? Pois saiba, desde já, que essa prática pode comprometer a saúde capilar, deixando os fios frágeis e quebradiços. Como solução, os especialistas indicam que as madeixas sejam secadas “ao natural” ou, no máximo, passando levemente a toalha na superfície da cabeça para absorver a umidade.

E não se engane! O uso de equipamentos térmicos, como chapinha e secador, deve ser feito com parcimônia. No começo, essa mudança de hábito pode até parecer um pouco complicada, mas acredite: vai valer muito a pena!

3. Use cremes e mousses

A utilização de cremes para pentear também é bem-vinda. Esse produto é um excelente recurso para aprender como cuidar dos cabelos em casa, principalmente, porque consegue fazer com que o pente deslize com mais facilidade, sem machucar os fios.

Além disso, o cosmético serve para ajeitar o cabelo com visual arrepiado e manter as pontinhas no lugar — especialmente, quando o dia está corrido e precisamos sair rápido de casa. É um truque incrível para economizar tempo em frente ao espelho e manter o look caprichado. Não tem erro!

4. Penteie suavemente

Como você costuma pentear o seu cabelo? Embora esta seja uma prática que realizamos sem perceber, a recomendação é sempre passar o pente delicadamente entre os fios. Com esse cuidado, será possível evitar que o couro cabeludo fique prejudicado e, consequentemente, proteger as madeixas como um todo.

Existem, ainda, algumas regrinhas que podem ser seguidas para aperfeiçoar a técnica. Abaixo, falaremos melhor sobre elas:

  1. prefira utilizar pentes com dentes largos. Esses modelos são excelentes para impedir que os fios arrebentem com facilidade;
  2. se possível, prefira pentear o cabelo usando um pente de madeira. Ao contrário das versões em acrílico ou plástico, esta não estimula a formação de frizz.

5. Invista na hidratação

Hidratar o cabelo é uma etapa essencial para alcançar um visual apresentável. E a parte boa é que existem bons cremes de tratamento instantâneo que podem ser encontrados no mercado por valores acessíveis.

O segredo para alcançar um visual impecável é incluir o produto na sua rotina de beleza e seguir o tempo de aplicação sugerido pelo fabricante, que pode variar de 5 minutos até as fórmulas de ação imediata.

Se você não tiver muito tempo para essa função, tudo bem! Muitas mulheres realizam esse cuidado durante o próprio banho, otimizando, assim, a agenda do dia. Já se estiver em seu período de folga, recorra aos produtos de hidratação intensiva que, por vezes, sugerem que o consumidor faça a aplicação e, em seguida, utilize uma touca térmica para intensificar o resultado.

6. Consuma alimentos adequados

É provável que, em algum momento da vida, você já tenha ouvido falar a seguinte frase “somos aquilo que comemos”. Correto? Pois bem, em se tratando de cabelo, essa máxima faz ainda mais sentido. Explicamos: de nada adianta usar os melhores produtos de beleza se, no fim das contas, seu organismo não está pronto para nutrir os fios de dentro para fora. Dito isto, é essencial apostar em uma alimentação balanceada e especial para promover mais crescimento, volume e brilho ao cabelo.

Evite consumir muitos produtos industrializados, gordurosos e doces em excesso. Em vez disso, prefira a ingestão de frutas, legumes, verduras e muitos grãos integrais. Tudo isso, é claro, sem se esquecer da água — sempre consumindo, no mínimo, 2 litros por dia. Anote já!

7. Invista em truques de beleza

Não acaba por aí! Ainda existem outros mecanismos para fazer com que os fios permaneçam belos para qualquer ocasião e, com isso, você consiga alcançar trabalhos de sucesso como modelo. São eles:

  • quer cachos incríveis? Passe mousse no cabelo molhado e seque-o amassando com as mãos;
  • cabelo muito fino e escorrido? Se a intenção é ganhar volume, aplique spray na raiz e seque o cabelo levantando os fios com os dedos. Não penteie depois;
  • curtinho com charme? Você pode aplicar pomada nas pontas e apostar em fivelas e grampos.

E então, gostou das nossas dicas sobre como cuidar dos cabelos em casa? Esperamos que sim! Depois da leitura, não há mais desculpas para descuidar das madeixas e não valorizá-las!

Para continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como este, aproveite e curta a página da Dilson Stein New Models no Facebook, YouTube e Instagram!

Clique nos ícones para Compartilhar

1 Comentário

  1. A gente precisa ter os cuidados com os nossos fios de cabelo eu sempre arranja um tempo para cuidar deles.

Os comentários estão fechados.