fbpx

Descubra quais são os principais requisitos para ser modelo

Para conquistar nossos objetivos de vida, precisamos saber quais as condições necessárias para completar a jornada. Você, por exemplo, que sonha em seguir carreira no mundo da moda, sabe quais são os requisitos para ser modelo?

Continue a leitura, descubra agora quais os perfis buscados nas principais áreas de atuação e saiba como encontrar as melhores oportunidades para você!

Carreira de modelo: cada área, um perfil diferente

Muitas pessoas generalizam quando pensam no perfil do modelo profissional: pessoas muito altas e muito magras. Porém, essa informação é restritiva demais e não representa a diversidade dos mercados e áreas possíveis.

Não existe lugar apenas para os modelos de passarela. Na verdade, é possível trabalhar em diferentes áreas e mídias (fotos, televisão, publicidade), que são menos exigentes no que diz respeito a peso e altura. Ou seja: mesmo que não se enquadre no padrão do mercado fashion, isso não quer dizer que você não tenha os requisitos para ser modelo.

Requisitos para ser modelo: conheça os principais mercados

Tudo é uma questão de especialização. Para construir a sua carreira e ter sucesso, é preciso conhecer as áreas de atuação possíveis, descobrir quais as melhores para seu tipo físico e exigências para correr atrás do sonho.

Separamos, a seguir, os requisitos para ser modelo nos principais mercados:

Modelo fotográfico

Esse é um segmento bastantes interessante para quem deseja variedade na carreira. Modelos fotográficos trabalham com meios impressos (revistas, catálogos), digitais (sites, anúncios) e audiovisuais (comerciais e campanhas). O mercado está sempre aberto a receber diferentes perfis e costuma ser menos exigente quanto às medidas.

Só que, para estar aberto às diversas oportunidades, o treinamento e desenvolvimento também precisam ser cuidadosos. É preciso saber como tirar fotos, atuar e cuidar da fala e interpretação. Quanto mais versátil, melhores as chances de trabalho e de sucesso profissional!

Modelo mirim

Os pequenos também têm espaço. Modelos mirins (mercados kids e teen) têm requisitos e áreas de mercado bastante parecidos com os de modelos fotográficos. A diferença é que, aqui, a presença dos responsáveis é fundamental, seja para participar dos castings, seja para ajudar a desenvolver as habilidades, seja para equilibrar vida, estudos e trabalho.

Modelo de passarela

Também conhecido como modelo fashion, essa é a profissão em que, usualmente, todo mundo pensa quando a palavra “modelo” é mencionada: o trabalho nas passarelas, desfilando para diferentes grifes nas semanas de moda de Nova Iorque, Paris e Milão.

Os requisitos para esse mercado estão principalmente nas medidas, pois são como manequins vivos em uma vitrine animada. Quanto mais curvas, mais a atenção é voltada para o corpo da modelo e não para as roupas apresentadas.

O cuidado está em equilibrar saúde, bem-estar e dieta para permanecer dentro dos padrões exigidos e aguentar o pique das viagens e a correria sem ficar doente.

Modelo plus size

Esse é um mercado que vem ganhando força. É crescente a demanda por apresentar roupas em diferentes tamanhos, para um público que também merece ser incluído no universo da moda e tendências.

Mas é preciso atenção às exigências: o padrão de altura é de 1,60 a 1,90 m, a média de manequins é do 46 ao 52 e é preciso ter um corpo proporcional (cintura fina, quadris e seios fartos). Cuidados com a pele são igualmente fundamentais, bem como dieta e saúde em dia. A ideia é abraçar a diversidade, e não fazer apologia à obesidade ou ao descuido com nosso corpo.

Direcionamento de carreira: fundamental para o sucesso

Para poder seguir carreira e se tornar um modelo de sucesso, independentemente de sua área ou perfil, não se esqueça do direcionamento de carreira. Busque uma agência de qualidade e solidez no mercado, que ajude você a enxergar seu potencial.

Ela vai apresentar propostas baseadas nos seus desejos e perfil, ajudando na construção de uma carreira promissora e duradoura.

Gostou de saber os principais requisitos para ser modelo? Esperamos que sim. A carreira tem diversas exigências, mas as recompensas para quem trabalha com afinco e dedicação também são muitas!

Quer ser modelo e não sabe por onde começar? Entre em contato com a Dilson Stein e dê os primeiros passos para conquistar seu sonho!

Clique nos ícones para Compartilhar

2 Comentários

  1. eu gostei bastante dos requisitos que tem na area da moda , eu estou fazendo uma pesquisa pra um trabalho da escola , meu sonho e ser modelo entao estou estudando mais sobre meu sonho, mais enfim muito obrigado pela atencao gostei muito de aprender mais sobre moda e tals…

    1. Que legal Marya! Fico muito feliz em poder contribuir com o seu trabalho da escola! Mais ainda em poder contribuir com o seu estudo e apreendizado. Um grande abraço!

Os comentários estão fechados.