fbpx

Descubra como ajudar seus filhos no processo de escolha da profissão

“Como posso ajudar os meus filhos na escolha da profissão?”: esse é um questionamento recorrente na rotina de muitos pais. Afinal, enquanto alguns jovens não conseguem se decidir entre duas ou mais carreiras com as quais têm afinidade, outros não se identificam, a princípio, com nenhuma e ficam receosos quanto ao futuro.

Em meio a esses cenários, é comum que os pais se preocupem e queiram ajudar os adolescentes para que eles possam acertar na hora de eleger uma carreira e se tornar profissionais bem-sucedidos. Contudo, nem todos sabem ao certo por onde começar ou que atitudes devem ou não tomar. Pensando nisso, reunimos algumas dicas indispensáveis para esse momento. Acompanhe!

Não pressione seus filhos

Para começar, é muito importante que você não pressione os seus filhos. Isso porque muitos pais, preocupados com a indecisão dos adolescentes, não só transparecem a própria impaciência, como começam a cobrar que eles se decidam o quanto antes sobre qual profissão seguir, como se estivessem correndo contra o relógio. 

Por conta disso, os jovens passam a viver em constante agonia, estresse e irritação que afetam drasticamente a saúde física e principalmente psicológica deles. Sem mencionar, é claro, que muitos escolhem uma determinada área apenas para agradar aos genitores e acabam se tornando profissionais infelizes e com poucas chances de realização, independentemente do emprego que consigam.

Evite focar no retorno financeiro

Além de não pressioná-los, evite usar o retorno financeiro como o principal fator para a escolha da profissão deles. Tenha em mente que quando os seus filhos trabalham com o que gostam, as chances deles se destacarem e obterem o devido reconhecimento no meio profissional é muito maior.

Com isso, as chances de ocuparem cargos de prestígio, terem uma boa média salarial e até alcançarem uma trajetória internacional serão consequências naturais. Por essa razão, é fundamental apoiá-los e dar o suporte necessário para que eles se sintam seguros e confiantes quanto à decisão tomada.

Incentive-os a pesquisar sobre a profissão

Ao primeiro sinal de uma inclinação dos seus filhos para uma determinada área, incentive-os a se informar a fundo sobre o que é a carreira na prática. Para tanto, proponha que eles aproveitem o tempo livre para procurar dados sobre a jornada de trabalho, o tipo de formação exigida, as competências necessárias, etc.

Além disso, debata com eles a respeito das funções que podem ser exercidas pela profissão. Por exemplo, um publicitário pode atuar como redator, diretor de arte e social media. Já o médico pode exercer a função de pediatra, dermatologista ou ginecologista. O modelo, por sua vez, tem a oportunidade de seguir tanto a área comercial quanto a fashion.

Como você viu, auxiliar os seus filhos na escolha da profissão pode ser algo mais simples do que se imagina. É preciso apenas exercitar a compreensão e o respeito e mostrar que, independentemente da opção feita, eles sempre terão você ao lado deles!

Ah, e caso eles decidam modelar, não deixe de contar com a nossa ajuda para que eles tenham uma trajetória de sucesso!

Clique nos ícones para Compartilhar