fbpx

Descubra 4 dicas impecáveis para fazer um bom teste de elenco

Conseguir a tão esperada aprovação em um teste de elenco é o sonho da maioria dos jovens que estudam teatro. Após passar por essa etapa, é possível conseguir inúmeras oportunidades profissionais e, até mesmo, impulsionar a carreira como atriz ou ator.

Mas, como sabemos, se dar bem nesse processo requer muito cuidado e dedicação. Isso porque, na hora da apresentação, algumas pessoas ficam extremamente nervosas ou não se preparam o suficiente — e a consequência disso, infelizmente, será uma resposta negativa.

Você acabou de entrar na área e também não sabe como ter sucesso nessa etapa? Então, não deixe de acompanhar o post de hoje. Durante a leitura, mostraremos algumas dicas infalíveis para que você se destaque e consiga o papel desejado. Acompanhe!

1. Prepare-se ao máximo para o teste

Não tem jeito! Se você deseja se dar bem no teste de elenco, é preciso se preparar. Normalmente, quando os candidatos são chamados para esse processo, um produtor fica responsável por oferecer todas as informações básicas, tais como: valor do cachê, roteiro, horário da apresentação, quais roupas usar etc.

Essa é a hora certa para que você adquira o máximo de informações relevantes. Faça perguntas e tire todas as suas dúvidas para evitar desentendimentos ou situações embaraçosas. Depois disso, prepare-se para a apresentação.

O ideal é ir com vestimentas discretas, sem chamar muito a atenção e proporcionais ao seu tipo físico. Escolha trajes que sejam confortáveis e permitam que você realize qualquer cena sem se preocupar com o decote, o comprimento da saia e detalhes semelhantes.

Existem, ainda, outras questões que merecem cuidado especial. Esse é o caso do corpo. Antes de entrar em cena, faça um aquecimento de voz, repasse as falas, pratique exercícios de respiração, medite ou alongue-se. Você se sentirá com muito mais disposição!

2. Transmita confiança

Em todo e qualquer teste, é normal que a direção dê algumas indicações. Um bom exemplo disso é quando o ator ou a atriz precisa repetir, mais de duas vezes, o mesmo texto. Caso isso aconteça com você, não se desespere! Mantenha a calma e tente, na medida do possível, transmitir confiança para a equipe.

Outra maneira de demonstrar confiança, é tomando atitudes na hora certa. O diretor pediu que você decida entre um texto ou outro? Tudo bem! Em vez de dizer “não sei”, ou pior, “você quem sabe”, escolha prontamente aquele que mais interessa. Atitudes como essa demonstram segurança e preparação para o que vier.

3. Faça uma boa apresentação

Uma das principais dúvidas entre os atores novatos é: como fazer uma boa apresentação. Provavelmente, você já se fez essa pergunta, correto? Podemos dizer que não existe segredo. Para se dar bem no processo, é fundamental estudar muito sobre o personagem que será apresentado.

Durante os ensaios, monte situações diferentes e imaginárias. Inclua imprevistos na sua fala e prepare-se para qualquer indicação que possa ser solicitada pela produção. O que os preparadores de elenco gostam de analisar é se os atores são capazes de improvisar e interpretar os roteiros sem perder a essência do personagem.

4. Escolha bem o horário do teste

Há situações em que os candidatos têm a oportunidade de escolher o horário da apresentação. Se for possível, prefira sempre os primeiros períodos. A razão disso? Em geral, o teste de elenco dura horas e se torna bem cansativo para os participantes.

Conforme o tempo for passando, a equipe de elenco vai ficando irritada e sem paciência, o que pode afetar, diretamente, o seu desempenho. Por isso, anote na agenda: quanto mais cedo for a apresentação, melhor!

Pode acreditar! Ao seguir essas dicas, o seu teste de elenco será concluído com mais tranquilidade e as chances de sucesso serão imensas.

E aí, curtiu o post e quer continuar por dentro de outros conteúdos incríveis como este? Então curta agora mesmo as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no Twitter e não perca nenhuma novidade!

Clique nos ícones para Compartilhar

1 Comentário

  1. É meio sonho de ser atriz de uma novela

Os comentários estão fechados.