fbpx

Conheça 4 cuidados com criança no verão que você precisa tomar

Com dias mais longos e quentes, qualquer criança fica empolgada para brincar na areia e tomar banho de piscina. Afinal, o verão é uma das estações mais esperadas durante o ano. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com criança no verão para garantir saúde e bem-estar durante o dia a dia.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para você conferir os principais cuidados que você deve ter para enfrentar as altas temperaturas com conforto e segurança. Confira!

1. Aplique protetor solar

Embora os dias ensolarados tragam alegria e diversão para seu filho, é muito importante tomar cuidado com a radiação ultravioleta emitida pelo sol. Isso porque é ela a responsável por causar vermelhidões, ardências, formação de bolhas e até desidratação da pele.

Por isso, aplique sempre o protetor solar indicado para crianças — já que ele apresenta menos compostos químicos —, de preferência 20 minutos antes de entrar em contato com a água. Evite também expor seu filho ao sol no período entre as 10 e 17 horas. Dessa maneira, você o mantém protegido e permite uma diversão ainda maior no dia seguinte, proporcionando mais saúde e felicidade.

2. Mantenha seu filho hidratado

Com as altas temperaturas do verão, muitos casos de desidratação surgem, sobretudo em crianças. Isso acontece em função do pouco consumo de água durante o dia, prejudicando o funcionamento do organismo e causando mal-estar.

Para evitar que isso aconteça, mantenha o seu filho hidratado, incentivando-o a tomar água com pequenas pausas ao longo do dia e monitorando o seu consumo por meio de garrafinhas. Hoje você encontra muitos modelos lúdicos e divertidos de squeezes que são um incentivo a mais na hora da hidratação.

Ainda é possível diversificar o gosto e oferecer água saborizada com frutas e folhas — como morango, hortelã, limão e laranja —, assim como água de coco e sucos naturais. O importante é sempre acompanhar a ingestão de líquidos saudáveis e ficar atento aos sinais de desidratação.

3. Cuide da sua alimentação

Desenvolver uma rotina alimentar saudável não se restringe somente ao verão. Acontece que, com as festas de final de ano e as férias letivas é muito comum se fugir dos hábitos alimentares e ingerir pratos não nutritivos.

Isso prejudica a qualidade de vida do seu filho e, ainda, diminui a sua energia para brincar e se divertir com o calor. A dica aqui é inserir alimentos saudáveis no cotidiano da criança de forma inusitada, como frutas congeladas, sanduíches nutritivos ou vitaminas.

Também há a possibilidade de apostar nos alimentos da estação e não se esqueça das folhas verdes, arroz e feijão, proteínas de animais ou vegetais e fibras. Assim, você garante que a criança mantenha o corpo saudável e forte para enfrentar o verão.

4. Fique atento aos insetos

Você já deve ter percebido que com a chegada das altas temperaturas, aparecem os mosquitos, pernilongos, vespas e abelhas, não é mesmo? Isso acontece porque o clima quente e úmido é propício para a procriação desses insetos, deixando as crianças expostas a picadas e doenças.

Dessa forma, o uso de repelentes é fundamental para manter seu filho protegido no verão. Você pode lançar mão de produtos industrializados ou fazer seu próprio repelente com essência à base de citronela ou cravo da índia — já que o cheiro desses ingredientes é incômodo para os mosquitos.

Desenvolver alguns cuidados com criança no verão é fundamental para manter o seu filho saudável e protegido para aproveitar as praias e piscinas durante as férias. Lembre-se de aplicar constantemente o protetor solar, incentivar a hidratação, cuidar da alimentação e manter-se atento aos insetos para garantir momentos divertidos e alegres.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para ler sobre como conseguir o apoio familiar na escolha da carreira do seu filho!

Clique nos ícones para Compartilhar