fbpx

Confira 7 dicas incríveis para você conseguir trabalho de modelo

Quem acompanha as postagens do nosso blog já sabe: para conseguir muitos trabalhos como modelo e ter sucesso na carreira é preciso ir muito além da beleza. Mas, afinal, como é possível aumentar as chances de conseguir trabalho como modelo?

Já podemos adiantar que procurar por conta própria não é uma boa opção. Os grandes e bons clientes contratam através de agências estabelecidas no mercado. Mas, atenção: assim como existem agências sérias, também há muitas empresas sem credibilidade no mercado. Com estas últimas, você não terá garantia alguma e ainda poderá se colocar em situações de risco.

Quer aprender como conseguir trabalho como modelo de forma eficiente e segura? Então continue lendo esse post!

1. Procure uma agência

A primeira dica — e uma das mais importantes — para que você consiga mais trabalhos como modelo é procurar por uma agência. É esta quem conecta os clientes a você, por isso, é a forma mais eficiente e segura para você encontrar bons trabalhos.

Antes de procurar por uma agência, faça uma boa pesquisa sobre sua reputação. Consulte as agências de maior renome e com referências do mercado; as que participam de eventos relevantes como a São Paulo Fashion Week e que colaborem com publicações importantes com ELLE e VOGUE;

As agências têm um e-mail de contato para avaliações. Envie os dados solicitados, aguarde pela resposta. E, caso agendem uma avaliação presencial, compareça sempre acompanhado de um responsável, em horário e endereço comercial.

Desconfie de promessas muito grandiosas ou rápidas. Lembre-se de que até as top models mais consagradas do planeta também enfrentaram diversos desafios até alcançarem esse patamar.

2. Tenha comprometimento

Quem quer seguir a carreira de modelo e ter sucesso precisa agir da mesma forma que uma empresa prestadora de serviços. É preciso ter comprometimento com o cliente para quem você trabalha.

Procure chegar no horário e cumprir com o que foi combinado, dê o melhor de si em cada projeto. Esse com certeza será um diferencial que servirá para se destacar entre outros profissionais.

3. Material Fotográfico

O book ou material fotográfico (como é chamado no mercado de agências)  é essencial para qualquer modelo, mas não basta apenas ter uma porção de fotos. É preciso investir em um material de qualidade, afinal, isso interfere — e muito — na escolha dos clientes.

O seu deve ser feito no momento certo e com a equipe certa. Conte com a orientação de sua agência para isto. As fotos do book devem valorizar o seu perfil e mostrar a sua versatilidade. Existem fotógrafos diferentes para perfis de modelos diferentes. E a sua agência saberá indicar o mais adequado para o seu caso. Desta forma você não corre o risco de investir em fotos que não irão colaborar com a sua carreira.

4. Se profissionalize

Ser modelo não é só posar para uma câmera ou andar pela passarela. Assim como em qualquer profissão, é preciso buscar o aperfeiçoamento sempre.

Você pode investir em cursos de dança, para desenvolver sua consciência corporal, assim como pode apostar em técnicas de interpretação, passarela, maquiagem e moda.

5. Desenvolva uma marca pessoal

Toda marca tem uma identidade e as empresas procuram profissionais que sejam capazes de transmitir essas características. E o modelo também, precisa estar atento a sua marca pessoal. Hoje em dia, as empresas se preocupam em contratar modelos que tenham cuidado com sua imagem pessoal, principalmente nas redes sociais, que ganharam uma importância definitiva para as decisões de quem fará as novas campanhas.

Cuide para que suas postagens transmitam sua essência, mas isto é diferente de mostrar a sua intimidade. As marcas querem em suas campanhas pessoas saudáveis, de bem com a vida, que pratiquem esportes, que defendam ideias relevantes, que estejam ligados a movimentos de preservação ambiental ou cuidado com animais… enfim, querem modelos cuja filosofia de vida esteja de acordo com a filosofia da marca.

Para ajudar a desenvolver sua marca pessoal, procure estudar um pouco da história da moda, suas passagens através dos anos ou até mesmo personalidades importantes de cada época. Adote um estilo que tenha a ver com você e evite se transformar em uma caricatura.

6. Tenha bons hábitos

É essencial para qualquer modelo desenvolver hábitos saudáveis, como cuidar do corpo, da mente, do espirito, dos cabelos, da pele ou de qualquer questão estética.

Sua imagem é sua ferramenta de trabalho e, para fazer um bom trabalho, é imprescindível que você esteja saudável e com boa aparência. Além disso, manter a forma ajuda a encarar a rotina com mais disposição.

7. Não desista

Conseguir bons trabalhos como modelo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem está no começo da carreira. Mas é importante lembrar que essa é uma situação comum.

Não desista na primeira dificuldade. Receba os feedbacks negativos como uma oportunidade de melhorar e continue buscando novas oportunidades todos os dias.

Para conseguir trabalho de modelo não existe nenhuma fórmula mágica. É importante deixar toda a ideia de glamour de lado e entender que trabalhar como modelo é como trabalhar em qualquer outra profissão.

Você vai precisar se comprometer, entregar um bom trabalho, cumprir com seus horários e obrigações. Construir uma boa reputação é um dos melhores caminhos para conquistar mais e mais clientes.

Quer aprender mais sobre a profissão de modelo e se preparar para o futuro? Então baixe o e-book escrito por Dilson Stein e tenha um guia completo sobre o sucesso na profissão!

Clique nos ícones para Compartilhar

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.