fbpx

Como se vestir de acordo com o seu biotipo?

Existem muitos truques que podem ajudar uma pessoa a se vestir melhor, mas um dos mais eficientes é seguir o biotipo.

Biotipo é o conjunto de características físicas de uma pessoa — que são herdadas geneticamente —, e saber analisar essas curvas e ângulos faz toda a diferença na hora de escolher uma roupa.

Quando uma peça cai bem na proporção do corpo, o visual fica muito mais harmônico, já que a silhueta é valorizada da melhor forma possível.

Não dá para se vestir de acordo com as suas curvas se você não sabe o seu biotipo, certo? Por isso, o primeiro passo é identificar qual é o seu tipo de corpo. É importante compreender que não existem moldes prontos e que cada um é único, mas existem alguns formatos em que você pode se basear. Vamos apresentar os mais comuns.

Corpo oval

O corpo oval é aquele em que os ombros e a cintura são da mesma proporção, mas a cintura não é tão marcada e percebe-se um formato mais arredondado.

Para valorizar esse biotipo, procure roupas que marquem a cintura ou abuse dos cintos na linha do umbigo. Outra dica é procurar peças que sirvam perfeitamente no corpo e não fiquem apertadas ou largas demais.

Ao apostar em estampas, priorize as que criam linhas verticais no corpo. Isso ajuda a alongar a parte mais arredondada da cintura.

Corpo retangular

O corpo retangular tem as medidas bem equilibradas, com quadril e ombros da mesma proporção. Já a cintura tem contornos retos, sem se expandir para fora ou ir para dentro.

A melhor opção para os corpos retangulares é criar volume onde quiser. Para aumentar o quadril, você pode procurar saias com forro e peças com bolsos.

Quando a intenção for criar volume na parte de cima, você pode apostar em peças que marcam os ombros ou blusas que têm mais volume, como peças texturizadas, moletons e estampas.

Corpo triangular

As donas de corpos triangulares têm o quadril mais largo do que os ombros, então o objetivo é buscar equilíbrio.

Já que a parte de baixo é valorizada naturalmente, procure dar atenção para o tronco. Invista em estampas, recortes e detalhes que chamem atenção para a cintura e para os seios.

Evite colocar peças básicas em cima e muito chamativas embaixo, para não esconder ainda mais o busto. Você também consegue valorizar essa área usando acessório como colares e brincos chamativos.

Corpo triângulo invertido

Esse corpo é oposto ao triangular, e os ombros são mais largos do que a cintura. As pernas de quem tem esse tipo de corpo também costumam ser mais finas.

Para valorizar esse biotipo, evite levar a atenção para o tronco, principalmente para os ombros. Valorize o quadril, evitando calças muito apertadas.

A mom jeans, uma calça menos ajustada no corpo, é muito estilosa e ótima para esse biotipo.

Corpo ampulheta

Essa silhueta é a mais desejada entre as mulheres, já que as proporções dos ombros e do quadril são similares, e a cintura é mais fina.

Esse é o biotipo mais democrático, já que qualquer peça costuma funcionar muito bem. A dica é evitar usar roupas muito marcadas em áreas maiores, como bumbum e seios.

Já sabe qual é o seu biotipo? Então comece a escolher os seus looks! Lembre-se que essas são só dicas que facilitam o dia a dia. A melhor escolha sempre é vestir aquilo que faz você se sentir bem!

Para continuar recebendo essas e outras novidades sobre a carreira de modelo, acompanhe nosso blog!

Clique nos ícones para Compartilhar