fbpx

Afinal, o que é modelo sênior?

Não há como negar: muita gente associa a carreira de modelo como algo exclusivo para pessoas jovens. Porém, modelar não se resume à idade. Prova disso é que as agências cada vez mais apostam em uma nova categoria: a de modelo sênior — isto é, pessoas mais experientes (geralmente acima dos 40 anos) que estão se dedicando à profissão e participando dos mais diversos projetos.

Isso acontece, principalmente, graças ao mercado comercial que, por ser ligado à publicidade, está sempre em constante mudança e com oportunidades para os mais variados perfis — incluindo desde diferentes alturas e pesos até faixa etária e biotipo, por exemplo. E é para falar sobre algumas das áreas em que esse grupo pode atuar que preparamos este post! Acompanhe!

Comerciais

Para começar, é claro, há os comerciais. Afinal, existem inúmeras empresas que ofertam serviços e/ou produtos para consumidores de todas as idades — uma tendência que só tende a crescer com o envelhecimento da população.

Logo, elas querem se tornar mais inclusivas e representar também essas pessoas. Com isso, a procura por modelos mais velhos só aumenta e é cada vez mais comum ver esses profissionais como os rostos que representam as marcas em não somente uma, mas, sim, em várias campanhas.

Catálogos

Fora a opção anterior, há os populares catálogos. Eles são frequentemente produzidos para lançamentos e divulgações (tanto impresso quanto on-line) de marcas de roupas, empresas de calçados e acessórios, companhias de cosméticos e perfumes e por aí vai.

O que muda, de fato, é que o modelo sênior vai se desenvolver e se especializar em trabalhos fotográficos. Contudo, não é difícil ver aqueles que modelam para esse tipo de material também estrelarem campanhas para a TV.

Editoriais de moda

Uma terceira alternativa de atuação são os editoriais de moda que trazem produções mais elaboradas para divulgar e enaltecer, especialmente em grandes revistas de moda com tiragem nacional ou internacional, aquilo que será tendência nesta ou na próxima estação.

Geralmente, as fotografias buscam valorizar cada detalhe, como a make, os cenários, o mix de texturas e tecidos e o estilo das composições (casual, chic, retrô etc.) — o que contribui para imagens mais conceituais.

Desfiles

“Desfiles não fazem parte do mercado fashion? Também há oportunidades para modelo sênior nessa área?”. Pois bem, embora o ramo comercial ofereça um leque maior de projetos para esse perfil, não se pode desconsiderar que há, sim, diversas possibilidades para quem deseja brilhar nas passarelas.

E a razão disso é simples: grandes estilistas e grifes de todo o mundo procuram se reinventar constantemente e lançar coleções para diferentes públicos. Portanto, nada mais natural que eles utilizem profissionais dessa categoria ao promover as peças para um público mais maduro, não é verdade?

Como você viu, o universo da moda não para de gerar oportunidades para quem deseja seguir carreira de modelo sênior e ser reconhecido como um profissional de sucesso no ramo, como é o caso de Daphne Selfe e Carmen Dell’Orefice. Portanto, independentemente da faixa etária, vale a pena investir em ambos os mercados e contar com o suporte de uma boa agência nessa trajetória!

E se você gostou de saber mais a respeito dos modelos mais experientes, não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos.

Clique nos ícones para Compartilhar